CAMINHOS DA POLINIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE TEMAS DE BOTÂNICA
Botânica, Polinização, Jogos pedagógicos, Ensino por investigação
O ensino de temas de Botânica na educação básica tem sido bastante defasado. Embora
saibamos da importância das plantas e de seus muitos usos no cotidiano, muitas vezes, por ser
considerado um tema desinteressante, as aulas são unicamente expositivas e rasas. Um dos
conteúdos botânicos mais negligenciados é o processo de polinização, que passa muitas vezes
despercebido, sendo meramente citado ao mencionar a reprodução das plantas. Dessa forma,
acabamos por perpetuar aulas superficiais e monótonas, onde pouco se aprofunda e pouco se
aprende, pois a curiosidade não é estimulada e o protagonismo do aluno não é despertado.
Percebe-se, então, a necessidade do professor de buscar métodos e ferramentas que possam
auxiliá-lo a tornar suas aulas mais ricas e dinâmicas. Nesse contexto, os jogos pedagógicos são
uma excelente alternativa, pois permitem, além da compreensão dos conteúdos de forma lúdica,
o desenvolvimento de diversas habilidades como a criatividade e a capacidade de raciocínio. O
presente trabalho busca contribuir para sanar as dificuldades com o ensino de conceitos de
Botânica, sobretudo sobre Polinização, através da elaboração de uma sequência didática
investigativa, construída com as etapas de orientação, conceitualização, investigação e
conclusão, onde o produto final será um guia para a confecção de um jogo pedagógico em que
os estudantes serão os principais criadores, e ao mesmo tempo, os maiores beneficiados.