POLINIZAÇÃO: TRILHA INTERPRETATIVA COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE
Polinização, Trilhas Interpretativas, Educação Básica e Ensino por Investigação.
A construção deste projeto foi motivada pela notória carência que os livros didáticos do ensino
médio apresentam sobre Botânica e principalmente sobre o tema Polinização, que é um
processo extremamente importante para a economia e para a biodiversidade do planeta, e está
ameaçada por atividades antrópicas. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema,
pretendemos iniciar uma vasta pesquisa bibliográfica, criando um espaço de reflexão e
discussão, e posteriormente o planejamento de uma sequência didática, como produto
educacional destinada a educadores, contendo uma trilha interpretativa para o Jardim Botânico
do Recife, a partir da criação de um roteiro de observação e percepção ambiental. Esta proposta
pedagógica visa estimular o ensino de biologia em espaços não formais, envolver os alunos do
2o ano do ensino médio de nossa comunidade escolar, em projetos de pesquisa, experimentação
e divulgação científica, oportunizar a estes estudantes uma formação significativa e colocá-los
como protagonistas do processo ensino-aprendizagem.