INFLUÊNCIA DE UMA PRÁTICA SOCIOCONSTRUTIVISTA NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PERDA DA FERTILIDADE DO SOLO
Intervenção Pedagógica; Conhecimentos Prévios; Evolução Conceitual; Mediação na Construção do Conhecimento.
Apesar do esforço dos professores comprometidos com a aprendizagem dos seus
estudantes, no ensino de ciências biológicas, esta vem apresentando há algum tempo
um fracasso expressivo. Atualmente o acelerado progresso em todos os campos da
sociedade, não foi acompanhado pelos processos de ensino-aprendizagem das
nossas escolas. Por conta disso, muitos professores encontram-se desnorteados
diante do acúmulo de novos conhecimentos que surgem a cada momento e os
estudantes, por sua vez, também se sentem perdidos, por não encontrar na escola os
ensinamentos que possam levá-los a compreender os fenômenos observados no seu
cotidiano. Pensando nisto, resolvemos idealizar uma proposta pedagógica, segundo
os pressupostos socioconstrutivista, possibilitando ao estudante explicitar suas
concepções prévias a respeito da queimada da cana-de-açúcar e a sua influência
sobre o solo, confrontado com os conceitos sistematizados, para que seus conceitos
prévios possam adquirir novos significados. Para isso, serão desenvolvidas atividades
experimentais que estimulem os estudantes a participarem de discussões e refletirem
objetivando chegar às suas próprias conclusões, segundo uma nova concepção
prática, ou seja, serão instigados a ampliar suas concepções, estando alertas às
diversas características do objeto do conhecimento, reconstruindo conhecimentos,
passando a ser seres pensantes, privilegiando a construção do conhecimento como
um todo, ao invés de conhecerem respostas prontas e acabadas. Do ponto de vista
conceitual, podemos afirmar que a evolução se dará mais efetivamente em relação ao
que ocorre com o solo, o que existe de vida no solo e formas de cortar a cana-de-
açúcar, sem utilização da queimada. Esperamos que tais resultados nos mostrem que
a partir da utilização de atividades experimentais com uma concepção
socioconstrutivista é possível haver uma evolução conceitual.