E NÃO SOU EU UMA CIENTISTA?
Análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano
Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018)
Ensino de Biologia. Gênero. Livros Didáticos. Gênero e ciência.
O estudo de Biologia, assim como a Educação em Direitos Humanos, nas salas
de aula, não se encontra isolado das atividades e práticas sociais; apresenta-se de
forma interligada e influencia e sofre influência da sociedade na qual se encontra
inserido. No ano de 2018, o Ensino de Biologia, foi encarregado, pelo Plano Curricular
Nacional para o Ensino Médio do Brasil (PCNEM), da responsabilidade de ser a única
disciplina que aborda “questões de gênero, as expressões da sexualidade […]” (p. 38),
objetivando distinguir um posicionamento isento. Desta maneira, tornou-se
imprescindível o diálogo acerca das problemáticas de gênero no Ensino de
Biologia. Com efeito, o objetivo geral desse estudo abarca a (re) significação dos
sentidos do conceito de Gênero no Ensino de Biologia para além das lentes
biologizantes. Para isso, a presente pesquisa objetiva analisar os Livros Didáticos (LD)
de Biologia para o Ensino Médio, na perspectiva da disparidade da reprodução do
discurso sexista. A proposta se detém na análise do conceito de gênero à luz de
teóricas contemporâneas dos estudos de Gênero tais como Scott (1989), Nicholson
(2000) e Butler (2003) presentes nestes livros didáticos. A metodologia empregada
nesta pesquisa é de caráter qualitativo, descritiva, bibliográfica, buscando elucidar a
importância do Ensino de Biologia para a construção de uma sociedade mais justa e
igualitária, fincada nos valores dos Direitos Humanos.