Banca de DEFESA: ALISSA MARIANE GARCIA GRYMUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALISSA MARIANE GARCIA GRYMUZA
DATA : 06/05/2022
LOCAL: remoto

O QUE PODE INFLUENCIAR O CURRÍCULO MOLDADO PELOS PROFESSORES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS?

Currículo; Educação Estatística; Anos Iniciais; Livro Didático; Conhecimentos para o Ensino.

Essa pesquisa investigou a influência do currículo prescrito e do currículo apresentado no currículo moldado pelos professores para ensinar Estatística nos anos iniciais. Foram realizados dois estudos articulados entre si. O Estudo 1 investigou o currículo prescrito na BNCC, Proposta Curricular do Estado da Paraíba e Edital e Guia do PNLD 2019 sobre conteúdos de Estatística. Investigou também o currículo apresentado ao professor, a partir da análise do manual de orientação de livros didáticos de todas as coleções aprovadas no PNLD 2019 nos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental. O Estudo 2 investigou o currículo moldado do professor a partir de entrevistas com 20 professores de escolas públicas. Com relação ao currículo prescrito, os resultados mostraram que há consonância entre os documentos curriculares, sendo a BNCC o estruturador dos critérios exigidos para os demais. Sobre conteúdos de Estatística, a estrutura da BNCC ainda fica aquém do que está sendo proposto na área de Educação Estatística. Foram identificadas poucas atividades de Estatística propostas nos livros didáticos que levassem os alunos a realizar pesquisas, havendo uma concentração em atividades com interpretação de dados. Essa abordagem não propicia uma aprendizagem de estatística como forma de compreender o mundo. Quanto ao currículo apresentado ao professor nos livros didáticos, as orientações gerais continuam bem gerais. Já as orientações em formato de U, novidade dessa edição de 2019, são distribuídas ao longo do livro do professor e a maioria vai além da exigência de apresentar o descritor, como é exigido. Refletem uma maior preocupação no direcionamento das atividades, apresentando objetivos e orientações específicas. Porém, observamos que o professor diante dessas orientações, demonstraram que não as leem, mesmo diante da pouca clareza quanto à compreensão dos objetivos propostos nas atividades, uma vez que não dominam os conteúdos de Estatística, o que reconhecem. Os professores apresentaram um conhecimento comum com muitas lacunas; um conhecimento especializado bem superficial; um desconhecimento de conteúdo e estudantes que os impossibilita a alcançar as dúvidas e incompletudes que a aprendizagem dos alunos demanda; o conhecimento de ensino é muito mais pela prática escolar; e um conhecimento de horizonte e currículo que é parcial e pouco utilizado no direcionamento das aulas. Assim, o currículo prescrito influencia o currículo apresentado, mas não o moldado. O livro didático, enquanto currículo apresentado, estabelece os conteúdos de Estatística que serão trabalhados em sala de aula, mas a ausência de clareza quanto às especificidades nos conteúdos de Estatística, resulta em um ensino sem aprofundamento na temática. O conhecimento em Estatística é identificado de forma muitos superficial pelos professores, o que indica uma necessidade de aprofundamento na temática para que possam lidar com as especificidades que a mesma demanda. Portanto, para o ensino não é suficiente boas atividades em livros didáticos, orientações ao professor ou propostas curriculares. É preciso que o professor busque se apropriar do que não sabe da mesma forma que deve levar seus alunos a esse tipo de atitude.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Externo à Instituição - EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA - UESC-BA
Externa à Instituição - REGINA CELIA GRANDO