AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE
MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS ANOS FINAIS
Educação Matemática; Relações Étnico-Raciais; Antiracismo; Formação de Professores de Matemática
Esta proposta de pesquisa insere-se no campo da Educação Matemática com foco no ensino dessa área na Educação Básica e na formação continuada de professores, tendo por problema de pesquisa: Como a Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de Matemática vem sendo desenvolvida por docentes dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Brejo Santo-CE? Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar o ensino de Matemática por professores dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Brejo Santo-CE, considerando a Lei 10.639/03 das Relações Étnico-Raciais. Em termos mais específicos, a pesquisa pretende:- Identificar as concepções dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental a respeito da implementação da Lei 10.639/03;- Promover reflexões sobre a temática étnico-racial no currículo, em especial, o currículo de Matemática;Analisar as suas abordagens para a implementação da Lei 10.639/03;- Desenvolver com professores participantes, atividades de ensino de Matemática articuladas à Lei 10.639/03 no contexto de encontros de formação continuada.