THEORETICAL-PRACTICAL PRINCIPLES FOR ONLINE MASSIVE OPEN COURSES (MOOCs) DESIGN APPLIED TO CONTINUOUS TEACHER EDUCATION
Continuing teacher training. MOOC. Google Classroom. Design Based Research.
Os Massive Open Online Courses (MOOCs), originalmente, são cursos on-line, projetados para atender um grande número de participantes, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que haja conexão com a Internet, sem restrições de qualificação prévia. A utilização dos MOOCs nos processos de ensino e aprendizagem é considerada um fenômeno recente, iniciada em 2008, com George Siemens e Stephen Downes, na Universidade de Manitoba, no Canadá (TEIXEIRA et al., 2018; YOUSEF et al., 2014; YUAN; POWELL, 2013). Os MOOCs possibilitam pensar em novas abordagens de educação on-line e de modelos de negócio que incluem elementos da educação aberta, que envolve não apenas aspectos relacionados ao acesso e à redução de custos das ofertas educacionais, mas também à construção coletiva do conhecimento (ANDRADE; SILVEIRA, 2016). Andrade e Silveira (2016) chamam atenção para o fato de que, nesta modalidade de ensino, o foco da aprendizagem passa a ser o contexto e não apenas o conteúdo. A proposta dessa pesquisa é desenvolver e avaliar um modelo de formação docente baseado em xMOOCs que possa ser empregado no ensino formal de modo eficiente e eficaz. Para isso, buscaremos explorar o uso de softwares livres, recursos educacionais abertos e atividades que estimulem a aprendizagem prática e colaborativa, ou seja, menos teóricas e mais aplicadas.