INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DE CARÁTER NÃO FORMAL: AS HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO GERALDÃO NA DÉCADA DE 70
Ginásio de esporte Geraldo Magalhães, Educação não formal; Instituições educacionais de caráter não formal.
Esta dissertação analisa a trajetória do Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães (Recife-PE), popularmente conhecido por “Geraldão”, na década de 1970 enquanto uma instituição educacional de caráter não formal. Nessa perspectiva se desdobraram os seguintes objetivo: narrar as memórias e histórias de colaboradores do Geraldão na década de 1970; identificar a função do Geraldão, em suas dimensões: social, cultural e esportivas, presente nas histórias e memórias desses colaboradores; e analisar a dimensão educativa latente nas funções formais do Ginásio e a sua contribuição para a área da educação não formal. Do ponto vista metodológico, caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, onde fizemos a opção pela História Oral temática e utilizamos entrevistas para obtenção dos dados. Diante das análises dos materiais e dados coletados foi possível obter evidências que confirmam que o Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães foi e ainda é uma instituição educacional de caráter não formal. Identificamos que a maioria das ações desenvolvidas no Ginásio possibilitaram aos participantes momentos significativos de aprendizagens social e cultural, além dos aspectos esportivos. Ao mesmo tempo, verificou-se que, apesar de não conseguir atender a toda população recifense, suas contribuições também estão relacionadas no sentido de fortalecer vínculos afetivos e relacionais entre os trabalhadores e seus familiares. Por fim, acreditamos que as instituições de caráter não formal também possibilitam a transformação social de diversos sujeitos através de atividades relacionadas ao esporte, ao lazer e a cultura.