Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FILIPE FREIRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ FILIPE FREIRE DA SILVA
DATA : 02/05/2022
LOCAL: Via Videoconferência Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

A produção jornalística e a autoridade do público: o papel do ombudsman da Folha de S. Paulo nas eleições presidenciais.


PALAVRAS-CHAVES:

jornalismo; mídia; autoridade do público; ombudsman; Folha de S. Paulo.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A profissionalização do jornalismo, pregada desde as universidades e asseverada pela política editorial dos meios de comunicação, traduz-se em uma série de padronizações, por vezes, limitadoras do exercício dessa atividade pelos trabalhadores da notícia, sobretudo quando se considera que o jornalismo exerce uma função mediadora no debate de temas que tenham representatividade no meio social. Nesse sentido, como pode ser garantida uma produção jornalística responsável e que promove informações de qualidade, levando em conta o direito do público de saber, previsto nos códigos deontológicos? Nesta pesquisa, a proposta é fazer um percurso sobre elementos como a verdade e o real e a ideologia no discurso para estabelecer noções do que seriam informações e jornalismo de qualidade, a partir da análise do princípio ético fundante da mediação e sob o prisma do confronto entre as teorias do espelho da realidade e da construção social da realidade. Ainda propõe-se dar vazão a algumas denúncias sobre como a objetividade, associada ao profissionalismo, tem dado guarida à supressão de notícias importantes ou à propagação de notícias divorciadas do interesse público em decorrência de relações promíscuas entre os controladores dos meios de comunicação e setores da elite. Por fim, faz-se uma reflexão sobre iniciativas no âmbito da deontologia, entre elas, a instituição do ombudsman, mais especificamente em sua incidência sobre as eleições presidenciais no Brasil, buscando aferir se e em que grau essa figura do mediador entre o público e o jornal viabiliza a interferência da audiência na cobertura do veículo de imprensa. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1304560 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR
Presidente - 1655380 - HEITOR COSTA LIMA DA ROCHA
Externa à Instituição - PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA - UFMA
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 15:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02