O cinema de Walter Salles - ficção, realidade e a relação com a periferia
Cinema; Walter Salles; Ficção; Documentário; Efeitos de Real.
Esta pesquisa visa a identificar que características permeiam o cinema dito ficcional de Walter Salles Júnior. Para tal, selecionamos quatro longas-metragens dirigidos por ele e que têm como ponto de contato a questão estética e a presença de personagens afins (latino- americanos): Terra estrangeira (1995), Central do Brasil (1998), Diários de motocicleta (2004) e Linha de passe (2008). A partir da análise fílmica, buscamos detectar se há a existência de algum traço de autoria e de que maneira o diretor se debruça acerca da alteridade. Nossa premissa é a de que Salles se ampara em um cinema de pressupostos realistas, na tentativa de que o espectador se envolva com a narrativa como se fossem acontecimentos do cotidiano. Isso passa por aspectos como verossimilhança e efeito de real, dispositivo identificado por Roland Barthes nas artes. Consideramos, ainda, sua trajetória inicial como documentarista e como esse ponto de partida influenciou suas produções ficcionais.