CURADORIA NO FINCAR: A exibição da medialidade para análise da curadoria numa apropriação do gesto.
FINCAR. Curadoria. Medialidade. Gags.
Este trabalho visa identificar uma “medialidade” e posterior gags numa leitura do gesto (AGAMBÉN, 2015) curatorial da segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), que são traduzidas aqui como a identificação de uma metodologia que se exibe (medialidade) e de características singulares (gags) que denotam algo novo que surge dentro de uma tradição curatorial de cinema. Introduz-se a curadoria de cinema a partir do campo de estudos de festivais, como uma das possibilidades de leitura dos festivais cinematográficos como um fenômeno, seguindo por localizar o episódio local que aconteceu na cidade do Recife, o “Que porra é cinema de mulher?”, como um exemplo de luta política das mulheres do audiovisual recifense contra a estrutura hegemônica patriarcal e machista. Seguindo para a criação do FINCAR e localizando a segunda edição que ocorreu no ano de 2018 a ser analisada, de forma a identificar que um novo modus operandi em curadoria de cinema se apresentava.