Banca de DEFESA: PAULA ADALA DOS PASSOS PEREIRA GOMES

DISCENTE : PAULA ADALA DOS PASSOS PEREIRA GOMES
DATA : 21/07/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA VIA GOOGLE MEET

A construção de um dispositivo de representação no Jornalismo: o caso do Profissão Repórter.

Profissão Repórter; filme-dispositivo; Telejornalismo; Documentário

Assumindo como pressuposto as aproximações existentes entre o Cinema Documentário e o Jornalismo, este trabalho busca mostrar como o programa Profissão Repórter, exibido pela TV Globo, organizase nos moldes de um dispositivo de representação e, como tal, obedece a condições predeterminadas de produção e a certas “regras” de execução. O dispositivo de representação jornalística que identificamos neste programa televisivo é caracterizado pela autorreferencialidade, pela centralidade das personagens na condução narrativa e pela construção de um repórter-mentor. Para chegarmos a tais categorias, construímos um percurso argumentativo apoiado em estudos do Cinema, do Jornalismo e de Linguagem. Realizamos uma observação exploratória, horizontal, fazendo uma escolha arbitrária, mas não aleatória de 90 edições, entre 2008 e 2019, baseada na própria hipótese que norteou a pesquisa, a saber: a possibilidade de construção de um dispositivo em programas jornalísticos. Esperamos, a partir da verificação dessa proposição no Profissão Repórter, contribuir para estudiosos/as e produtores/as do Jornalismo e do Cinema Documentário; afinal, a matéria-prima de ambos é o “real”.

Presidente - 1512228 - YVANA CARLA FECHINE DE BRITO
Interna - 3227594 - CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - CLAUDIO ROBERTO DE ARAUJO BEZERRA - UNICAP
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 16:16