Banca de QUALIFICAÇÃO: MIDIANE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIDIANE GOMES DA SILVA
DATA : 14/03/2022
LOCAL: REMOTO GOOGLE MEET

ANÁLISE TERMOGRÁFICA DA FACE DO BEBÊ DURANTE A AMAMENTAÇÃO PRÉ E PÓS FRENOTOMIA

Anquiloglossia, Aleitamento Materno, Frenotomia Lingual, Termografia Infravermelha.

A amamentação é primordial para o crescimento e desenvolvimento do bebê, pois envolve vários aspectos desde nutricionais e cognitivos até habilidades motoras orais. A alteração do frênulo da língua, denominada de anquiloglossia, pode dificultar o aleitamento materno porque limita os movimentos da língua impedindo a sucção no seio materno de forma adequada. Além da avaliação clínica da sucção durante o aleitamento materno, existem recursos tecnológicos que são utilizados para auxiliar no processo diagnóstico. A Termografia Infravermelha, que consiste na captação da radiação emitida pelo corpo humano através da distribuição térmica, tem se mostrado uma técnica auxiliar para a área da saúde. O objetivo geral do estudo é analisar a temperatura superficial da pele da face (músculo masseter, temporal anterior e bucinador) do bebê durante a amamentação pré e pós frenotomia, através da Termografia Infravermelha. Trata-se de um ensaio clínico não randomizado, com bebês com diagnóstico de anquiloglossia, submetidos ao procedimento de frenotomia lingual. A coleta de dados será realizada no Laboratório Integrado de Motricidade Orofacial e o procedimento cirúrgico, a frenotomia, na Clínica Escola da Faculdade de Odontologia, ambos na Universidade Federal de Pernambuco. Os bebês passarão pelos procedimentos de avaliação do frênulo de língua, captura termográfica infravermelha durante a sucção em seio materno, avaliação da amamentação e frenotomia. As condutas serão realizadas antes e após sete dias do procedimento cirúrgico. Como resultado, espera-se que a Termografia Infravermelha seja uma tecnologia auxiliar no diagnóstico do padrão de sucção através de temperatura superficial da pele das regiões do músculo masseter, temporal anterior e bucinador do recém-nascido, pré e pós frenotomia.

Interna - 3380879 - DANIELE ANDRADE DA CUNHA
Externa à Instituição - DENISE SABBAGH HADDAD
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 17:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04