MODELO NETWORK DEA PARA AVALIAR A QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL
Network Data EnvelopmentAnalysis (NDEA); Qualidade; Ensino superior; Engenharia de produção.
As avaliações no segmento educacional apresentam-se como um desafio, e analisar a qualidade nesse contexto é ainda mais difícil devido aos inúmeros critérios a serem considerados.O presente trabalho tem como objetivo abordar a qualidade dos cursos de graduação nas instituições de ensino superior brasileiras. Atualmente, o Ministério da Educação desenvolveu uma métrica chamada Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera oito indicadores e utiliza pesos pré-estabelecidos para obter um valor de CPC contínuo.No entanto, a definição arbitrária de pesos é um problema significativo no CPC.Assim, para mitigar essa limitação e proporcionar uma avaliação mais justa e ampla para os cursos, o presente estudo propõe uma nova alternativa para obtenção do CPC por meio do Network Data EnvelopmentAnalysis (Network DEA - NDEA). A abordagem proposta não requer pesos pré-definidos e decompõe esse indicador em dois estágios,permitindo obter três métricas de avaliação: dos docentes, dos discentes e do curso. Uma amostra com 107 cursos de graduação em engenharia de produção foi utilizada para ilustrar o método. Os resultados indicam disparidades da qualidade entre as macrorregiões brasileiras. A abordagem metodológica discutida será muito útil para o Ministério da Educação, pois permite obter novas métricas de avaliação, facilitando o desenvolvimento de estratégias demelhoria para cada curso.