MODELO DE DECISÃO E ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE ACIDENTES DE
TRÂNSITO
Acidente de trânsito, espaço-temporal, MCDM/A.
Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, sendo responsável
por cerca de 1,35 vítimas fatais por ano, e outros milhares de feridos. Além desses, os distúrbios
psicológicos, congestionamento, interrupção de transporte público e transporte de carga,
sobrecarga nos atendimentos de emergências, comprometimento no abastecimento de pessoas,
são outras consequências que estão associadas a esses eventos. Diante disso, analisar essas
ocorrências é de fundamental importância para entender a dinâmica desses acidentes e
desenvolver políticas mitigadoras para redução desses sinistros. Com base nisso, esse trabalho
propõe um modelo de análise espaço-temporal de acidentes de trânsito, para identificar pontos
críticos de acidentes, entender o padrão dessas ocorrências ao longo do tempo e identificar quais
os fatores contribuem para os sinistros, com base em um conjunto de dados históricos de
acidentes. As informações obtidas com essa aplicação serão essenciais para o desenvolvimento
das medidas de controle. Para isso, o estudo utiliza as abordagens de densidade de Kernel,
autocorrelação espacial global e local para análise espaço-temporal dos acidentes, e assim,
identificar o padrão espaço-temporal. Além disso, o GWR será aplicado para verificar o impacto
de alguns fatores na variação dos acidentes, e por fim, será desenvolvido um modelo de decisão
multicritério para ordenação de hotspots identificados. Como resultado dessa pesquisa, foi
identificado os locais onde possui uma maior densidade de acidentes, e que o padrão espacial
dos acidentes varia com 0 tempo. Além disso, o bairro Centro foi identificado como o local
precário, devendo este ser priorizado nas ações das autoridades de trânsito.