Banca de DEFESA: LARISSA SAUANE MELQUIADES DA ROCHA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA SAUANE MELQUIADES DA ROCHA PEREIRA
DATA : 08/03/2024
HORA: 09:30
LOCAL: UFPE
TÍTULO:

GERENCIAMENTO DE RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS MUNICIPAIS EM PERÍODOS ELEITORAIS: AS CARACTERÍSTICAS DOS GESTORES IMPORTAM?


PALAVRAS-CHAVES:

accruals orçamentários; gerenciamento de resultados no setor público; ciclos políticos orçamentários; teoria dos escalões superiores; governos locais.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Esta pesquisa visa investigar se as características dos gestores impactam no gerenciamento de resultados realizado no período eleitoral. O cenário empírico para análise são os municípios baianos e as características observadas dos prefeitos foram gênero, idade, experiência funcional e educação formal. Para esse fim, utilizou-se regressões de dados em painel com efeitos fixos, com dados de 2015 a 2022. Como proxy para o gerenciamento de resultados foram utilizados accruals orçamentários discricionários. As evidências encontradas mostram que, em termos médios, há uma maior probabilidade dos prefeitos baianos de se envolverem em gerenciamento de resultados orçamentários durante o ciclo eleitoral, em específico, no ano pré-eleitoral, quando estes são do gênero masculino. Os resultados também sugerem que prefeitos (independente do gênero) mais novos em anos pré-eleitorais possuem uma maior inclinação para a prática de gerenciamento de resultados orçamentários. Entretanto, não houveram evidências estatísticas significantes para inferir sobre os possíveis efeitos das características experiência prévia em gestão e formação em ensino superior. A conclusão central desta pesquisa indica que a capacidade explicativa da escolha contábil oportunista cresce quando se adota uma abordagem abrangente, com concordância teórica que engloba condições econômicas e fatores comportamentais, os quais refletem as características e idiossincrasias dos indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIMAS BARRETO DE QUEIROZ - UFPB
Interno - 2415042 - FERNANDO GENTIL DE SOUZA
Presidente - 2134500 - VINICIUS GOMES MARTINS
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08