Banca de DEFESA: DAIANE DE SOUZA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : DAIANE DE SOUZA CARVALHO
DATE: 21/07/2023
TIME: 13:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TITLE:

Synthesis And Application Of Polymeric Gels As A Alignment Media In NMR.

KEY WORDS:

Polymeric gels. RDC. RCSA. Structural determination.

PAGES: 136
BIG AREA: Outra
AREA: Multidisciplinar
SUMMARY:

Neste trabalho foram desenvolvidos dois novos géis poliméricos aplicados à RMN em meios orientados para o estudo da elucidação estrutural de moléculas orgânicas pequenas a partir de parâmetros anisotrópicos, como o acoplamento dipolar residual (RDC) e anisotropia do deslocamento químico residual (RCSA). A eficiência do gel de N,N-dimetilacrilamida/acrilonitrila (DMA/AN), compatível com acetonitrila-d3 e metanol-d4 como meio de alinhamento, foi testada usando as moléculas α-santonina e brucina. O gel de acrilonitrila/ácido 2-acrilamida-2- metil-1-propano sulfônico (AN/AMPS), compatível com D2O, foi testado com as moléculas sacarose e lactose. Para isto foram realizados experimentos de RMN uni e bidimensionais. A determinação do espaço conformacional das moléculas foram explorados a partir de cálculos de mecânica molecular, usando o campo de força MMFF94. O gel de (DMA/AN) compatível com acetonitrila-d3 apresentou um bom desempenho para extração de medidas de RDCs. Para a molécula de α-santonina os valores de RDCs ficaram na faixa de -14,4 a 5,4 Hz e o fator de qualidade Q de 0,011. Para a molécula de brucina os valores de RDCs variaram de -9,9 a 23,1 Hz e fator de qualidade Q de 0,047. Com esses valores de RDCs foi possível determinar a configuração relativa das moléculas testes. Os resultados usando apenas dados de RCSAs não foram adequados para a discriminação correta das moléculas, devido aos sinais serem muito alargados nos espectros de RMN de 13C. O gel de (DMA/AN) compatível com metanol-d4 apresentou um comportamento adequado para extração de RDCs com valores na faixa de -15,1 a 15,9 Hz e fator de qualidade Q de 0,069, o que possibilitou a configuração relativa correta da brucina. Porém, devido ao alargamento dos sinais nos espectros de RMN de 13C poucas medidas puderam ser extraídas e, dessa forma, não foi possível obter resultados satisfatórios de RCSAs. Por fim, o gel de AN/AMPS apresentou um bom desempenho para extração de medidas de RDCs em D2O usando as moléculas de sacarose e lactose, com valores na faixa de -9,3 a 3,5 Hz e -6,8 a 2,0 Hz, respectivamente. Com os resultados da sacarose, o fator de qualidade Q de 0,127 foi obtido para o melhor conjunto de conformações. Para a α-lactose e β-lactose os valores do fator de qualidade Q foram 0,078 e 0,089, respectivamente.

COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - MASSIMO LAZZARI
Presidente - 1167723 - ARMANDO JUAN NAVARRO VAZQUEZ
Externo à Instituição - JUAN CARLOS FUENTES-MONTEVERDE
Externo à Instituição - VICTOR MANUEL SANCHEZ PEDREGAL
Interna - 1283002 - YEDA MEDEIROS BASTOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03