EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS COM REALIDADE AUMENTADA: Aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1).
Experiências Educacionais; Realidade Aumentada; Arquitetura e Urbanismo; Geometria Gráfica Tridimensional; Ensino Remoto.
Esta Dissertação de Mestrado apresenta cinco experiências educacionais com o uso da
tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Quatro experiências foram aplicadas em diferentes
disciplinas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e uma experiência foi
aplicada na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) para estudantes do curso
ABI-Engenharias, ambos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foram
aplicadas diferentes metodologias, de acordo com a metodologia de cada disciplina, e
diferentes softwares (Augment, AUGIN e Unity + Vuforia), de acordo com as possibilidades e
necessidades das experiências. Neste contexto, esta pesquisa procurou fornecer aos estudantes
novas ferramentas e experiências de aprendizado, com o objetivo de auxiliar na visualização
espacial de modelos digitais, tanto arquitetônicos quanto dos representados nos principais
sistemas de representação gráfica, em diferentes contextos e escalas. Com base nessas
aplicações e na análise do cenário pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da
disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional, este estudo procura levantar oportunidades e
dificuldades do uso da tecnologia e indicar diretrizes para possibilitar a inserção da Realidade
Aumentada como recurso tecnológico em termos de ensino-aprendizagem arquitetônico e da
disciplina de GGT. Por fim, cabe apontar que a pesquisa foi desenvolvida durante o ensino
remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, havendo necessidade de
adaptação da pesquisa para este cenário e fazendo uso de dispositivos tecnológicos pessoais
dos estudantes.