Banca de DEFESA: IRACEMA TATIANA RIBEIRO LEITE JUSTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : IRACEMA TATIANA RIBEIRO LEITE JUSTO
DATE: 21/12/2022
TIME: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/bny-xcgj-afx
TITLE:

A INFORMAÇÃO DE MODA SEM GÊNERO NO INSTAGRAM: O corpo ressignificado através do vestuário.


KEY WORDS:

Informação de Moda, Moda sem gênero, performatividade, Instagram


PAGES: 178
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Desenho Industrial
SUMMARY:

Esse estudo teve como principal objetivo entender como a comunicação das marcas ajudam a construir o conceito da moda sem gênero¬ através de suas linguagens visuais e verbais na rede social Instagram. O estudo da informação da moda sem gênero, é entendido como um meio para se compreender o campo das representações a partir da linguagem verbal e visual publicitária, tendo como pressuposto de que o design produz modos de expressão, que toda ação da comunicação envolve sujeitos sociais e que a comunicação publicitária e a moda são dois veículos de transferência de significados do produto para os sujeitos. Portanto, nosso embasamento teórico encontra-se nas teorias de teorias de gênero e da linguagem. A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir da teoria dos atos de fala de Austin (1990) e da análise do discurso de Maingueneau (2011), trazendo as marcas de moda sem gênero como atuantes nas ações performáticas de gênero, embasados na teoria Queer e na performatividade, de forma a promover a reflexão sobre a forma de vestir dos corpos, assim como um lugar de fala e do pensamento de mudança e de resistência. Para tanto, desenvolvemos uma ficha de análise que organizou as informações coletadas a partir da observação da cenografia e ethos discursivo. Nosso corpus foi formado por 198 postagens, que geraram 07 categorias e 08 funções, que juntas compuseram as quatro linhas de significação que responderam à nossa questão de pesquisa: a informação publicitária de moda normaliza as novas concepções de gênero, funcionando como uma pedagogia; a informação publicitária de moda inclui padrões de beleza corporal; a informação publicitária de moda torna o agênero uma terceira existência; e a informação publicitária de moda endossa a binaridade de gênero.


COMMITTEE MEMBERS:
Interna - 1667853 - ANDREA BARBOSA CAMARGO
Externa ao Programa - 1209831 - DANIELLE SILVA SIMOES BORGIANI - nullInterna - ***.017.444-** - MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA - UFRPE
Externa ao Programa - 1730941 - NARA OLIVEIRA DE LIMA ROCHA - nullInterna - 2380637 - SIMONE GRACE DE BARROS
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 10:29
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