A INFORMAÇÃO DO VESTIR: Estudo sobre a relação entre Consultoria de Imagem e Design da Informação, utilizando como ferramenta de análise a Semiótica Peirceana Aplicada
Consultoria de Imagem Feminina. Design da Informação. Semiótica Peirceana Aplicada. Comunicação não-verbal.
Esse trabalho buscou correlacionar estudos sobre Consultoria de Imagem e Design da Informação, utilizando como ferramenta de análise o estudo da Semiótica Aplicada de Charles Sanders Peirce. A pergunta que a pesquisa buscou responder foi se o ramo da Consultoria de Imagem pertenceria à área de estudo do Design da Informação e, se sim, de que forma ocorreria tal correlação. O objetivo do trabalho foi correlacionar os pressupostos aplicados aos elementos visuais presentes nos artefatos de vestuário feminino na profissão de Consultoria de Imagem e os pressupostos do Design da Informação, buscando compreender e relacionar conceitos como linguagem não-verbal, imagem pessoal e informação. Em relação à metodologia, a pesquisa tem abordagem indutiva, com natureza básica exploratória bibliográfica e documental, por meio de fotos, vestuários e vídeos. Também foi realizado estudo de caso com o intuito de realizar uma análise de conteúdo informacional do vestuário feminino, buscando compreender se a aplicação das técnicas da Consultoria de Imagem estariam relacionadas com a comunicação no Design da Informação. Como resultado, foi constatado que existe a correlação entre as áreas, de modo que a Consultoria de Imagem poderia ser considerada um ramo pertencente ao Design da Informação, visto que busca compreender, categorizar e trabalhar as informações pertencentes ao vestuário e à construção da imagem pessoal.