A cidade como escola e outros caminhos para cidadania: um estudo sobre a usabilidade de artefatos cognitivos como ferramenta de mediação no processo de fortalecimento da consciência cidadã das crianças.
design de experiência; artefatos cognitivos; direito à cidade; participação cidadã; criança.
Mais que aglomerados de pessoas, as cidades são expressões individuais e
coletivas da cultura de um povo. O sucesso com que essa manifestação se constitui
e se traduz em qualidade de vida é um reflexo direto da sociedade. Ao voltar o olhar
para a presença das pessoas nas cidades nos próximos anos, percebe-se a
urgência em pensar o futuro das nossas cidades e o papel que elas exercem sobre
as nossas vidas. Nesta direção, a presente pesquisa-intervenção visa realizar um
estudo transversal sobre a inclusão das crianças nesses processos de planejamento
e gestão das nossas cidades utilizando ferramentas de design. O estudo acontecerá
pela análise do desenvolvimento de um protótipo de artefato cognitivo, como
ferramenta lúdica de design a ser incorporada ao ambiente escolar nas turmas do
Ensino Fundamental I. O objetivo é investigar a usabilidade do artefato como
ferramenta de mediação no processo de reconhecimento próprio das crianças como
sujeitos ativos que são, responsáveis e merecedoras dos seus direitos e deveres
como cidadãs e sua importância como agentes de transformação urbana,
enxergando-as no agora, e não apenas como futuros adultos. As teorias de Piaget e
de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo da criança orientam a pesquisa no
que tange a inclusão de artefatos cognitivos como estratégia para despertar o
interesse e a curiosidade dos estudantes e, consequentemente, levá-los a alcançar
a consciência cidadã. Espera-se que as conclusões do estudo contribuam para o
desenvolvimento de ferramentas cognitivas apoiadas por design de experiência e o
amadurecimento acadêmico acerca da temática abordada, a qual ainda há muito a
explorar e aprender e, assim, pretende-se inspirar mais pessoas para novas práticas
e experiências, como oportunidade para essa construção coletiva das cidades.