Banca de DEFESA: JULIA DA ROCHA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JULIA DA ROCHA PEREIRA
DATE: 24/09/2021
TIME: 14:30
LOCAL: Defesa via Google Meet
TITLE:
THE HOMOGENEOUS, THE WHOLE AND THE NETWORK: Tradition and rupture in the recent tutelage of the urban heritage in Brazil (1990 – 2010)

KEY WORDS:

patrimônio cultural, conjuntos urbanos, patrimônio urbano, narrativas, Iphan.

PAGES: 197
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Arquitetura e Urbanismo
SUMMARY:

A presente pesquisa se propõe a analisar as transformações discursivas contidas nos processos de reconhecimento do espaço urbano enquanto objeto patrimonial no Brasil. A despeito do ineditismo brasileiro no tombamento de conjuntos urbanos na década de 1930, os também denominados conjuntos arquitetônicos, urbanísticos e/ou paisagísticos foram identificados e caracterizados de forma semelhante à adotada para os bens imóveis isolados nos primeiros anos de atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O processo recente de valoração e seleção dos conjuntos urbanos tombados apresenta a tensão estabelecida entre tradição e inovação nas formas de interpretação do patrimônio urbano. Entre os anos de 1990 e 2010, a instituição adotou as categorias interpretativas homogeneidade, totalidade e rede para operacionalizar a identificação e a salvaguarda dos conjuntos urbanos brasileiros. Compreender as transformações e as permanências nos enquadramentos narrativos pode sugerir novos caminhos no sentido de instaurar outras práticas, considerando os atributos, os valores e os sujeitos que constituem o complexo processo de tutela do patrimônio urbano no contexto recente brasileiro.

BANKING MEMBERS:
Presidente - 2154962 - RENATA CAMPELLO CABRAL
Interna - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Interna - 1132357 - VIRGINIA PITTA PONTUAL
Externa à Instituição - FLÁVIA BRITO DO NASCIMENTO - USP
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR GARCEZ MARTINS - USP
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 12:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11