Banca de QUALIFICAÇÃO: CODJO OLIVIER SOSSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CODJO OLIVIER SOSSA
DATA : 04/03/2022
LOCAL: video conferência, às 14h
TÍTULO:

Teoria Assintótica de Alta Ordem nos Modelos Não Lineares Simétricos Heteroscedásticos


PALAVRAS-CHAVES:

Bootstrap, Correção de viés, Correção de Bartlett e tipo-Bartlett, Estatística da razão de verossimilhanças, Estatística escore, Estatística gradiente, Heteroscedasticidade, Skovgaard.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Cysneiros et al. (2010) propuseram a classe dos modelos não lineares simétricos heteroscedásticos (MNLSH). Esta classe de modelos inclui todas as distribuições contínuas simétricas e tem uma ampla variedade de aplicações práticas em vários campos, a saber: engenharia, biologia, medicina, economia, entre outros. No nosso trabalho, consideramos uma estrutura não linear qualquer para a dispersão, tendo a heteroscedasticidade multiplicativa como um caso particular, estendendo portanto, os artigos de Cysneiros et al (2010) e Araújo et al. (2022). Duas linhas de pesquisa são abordadas neste trabalho. A primeira, trata da derivação de expressões analíticas que permitam calcular os vieses dos estimadores de máxima verossimilhança na classe dos MNLSH, possibilitando a obtenção de estimadores corrigidos, que, em princípio, são mais precisos que os não corrigidos. Estimadores com vieses corrigidos por bootstrap são também considerados. Adicionalmente, apresentamos diferentes tipos de intervalos de confiança. A segunda linha de pesquisa, aborda a derivação de ajustes para as estatísticas de testes (razão de verossimilhanças,escore e gradiente), com o objetivo de melhorar a qualidade das inferências acerca dos parâmetros de regressão da média e da dispersão nos MNLSH. Os desempenhos dos estimadores e testes de hipóteses serão avaliados numericamente e comparados às suas contrapartidas usuais através de estudos de simulação de Monte Carlo, no que tange ao tamanho e ao poder, em amostras finitas. Adicionalmente, a utilidade dos refinamentos desenvolvidos será ilustrada através de aplicações a conjunto de dados reais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024478 - AUDREY HELEN MARIZ DE AQUINO CYSNEIROS
Interno - 338043 - FRANCISCO JOSE DE AZEVEDO CYSNEIROS
Externa à Instituição - MARIANA CORREIA DE ARAÚJO - UFRN
Externo à Instituição - MIGUEL ANGEL URIBE OPAZO - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06