ENTRE SONHOS, METAS E PRAZOS: ESCOLA, JUVENTUDES E PROJETOS DE VIDA
Escola. Juventudes. Projetos de Vida.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos e significados produzidos por jovens estudantes em seus materiais pedagógicos de projetos de vida com relação às categorias escola/educação, família e trabalho. Em um exercício inicial de imaginação sociológica, defendo a tese de que as categorias supracitadas representam o anseio de emancipação e ascensão social desses sujeitos. A reforma do ensino médio (lei nº 13.415/2017) proporcionou consideráveis mudanças curriculares, a exemplo da implementação do componente curricular Projeto de Vida, e consequentemente ampliou as discussões acadêmicas e políticas sobre as temáticas das juventudes, escola e projetos de vida. A pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa por meio da pesquisa documental e análise do conteúdo, tendo como base para discussão os estudos de autores como Alfred Schutz, Gilberto Velho, Juarez Dayrell, Karl Mannheim, Pierre Bourdieu, dentre outros. A pesquisa está sendo realizada em uma instituição pública de ensino, na cidade de Matões – MA. Os resultados indicam que o novo componente propicia aos educandos(as) dimensões de autoconhecimento e de planejamento, entretanto eles recebem influências de ideologias neoliberais, que necessitam ser analisadas criticamente. Foi possível concluir, ainda, que há um distanciamento entre os discursos reproduzidos oficialmente pelos documentos e a realidade social vivenciada pelos/as estudantes. Dessa forma, acreditamos que este estudo contribui para a ampliação das discussões acadêmicas sobre as temáticas supracitadas e aponta para a importância de reflexões sobre os desdobramentos que o componente pode ou não propiciar aos estudantes.