Banca de DEFESA: DANIELLE FERNANDA DE HOLANDA SOARES

BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Serviço Social
SUMMARY:

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o serviço de abastecimento de água de Jaboatão dos Guararapes considerando o cenário de desigualdade de acesso à água. A seguinte questão-problema direciona a pesquisa: Quais são os fatores que relacionam desigualdade e precariedade do acesso à água em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco? Para isso a pesquisa adotou como objetivos específicos: discutir sobre as concepções que atrelam à água, contraditoriamente, a condição de ser reconhecida como uma mercadoria e um direito humano; destrinchar o sistema de abastecimento de água em Pernambuco com ênfase na realidade dos calendários de abastecimento vivenciada pelo município de Jaboatão dos Guararapes; e desvendar os limites para a universalização do acesso à água e ao saneamento básico no Brasil, haja vista as tendências de privatização do setor. Utilizou-se o materialismo histórico-dialético enquanto método de análise da pesquisa com base no pensamento marxiano. Os procedimentos metodológicos que foram adotados no estudo são: Revisão Bibliográfica, Revisão Documental e Coleta e Análise de Dados. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, compuseram a base de informações os dados primários colhidos a partir da análise de um ano do calendário de abastecimento do município entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 e os dados secundários colhidos a partir dos relatórios dos Rankings do Saneamento do Instituto Trata Brasil. Conclui-se que Jaboatão dos Guararapes vivencia a desigualdade do acesso à água expresso na precarização do serviço que se manifesta no interior de cada distrito e entre os distritos do município. Localidades em que concentram as classes mais altas é evidente as melhorias no abastecimento de água, assim como infraestrutura suficiente para prover o serviço de maneira satisfatória. Nas áreas em que as classes mais baixas residem, o abastecimento se faz pelos sistemas de rodízios com poucos dias e horários com o serviço disponível à população, o que reforça a desigualdade de acesso a partir da condição socioeconômica das famílias. Somado a esse contexto, há tendências que rodeiam o setor do saneamento voltada para privatização do serviço sendo registrada a lentidão no avanço à universalização do acesso à água e ao saneamento. Dessa maneira, a garantia do acesso igualitário à água em Jaboatão dos Guararapes passa por desafios que perpassam o engajamento político para cobrar e garantir melhorias ao serviço a toda população.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1134487 - ROSA MARIA CORTES DE LIMA
Interna - 337996 - MARIA ALEXANDRA DA SILVA MONTEIRO MUSTAFA
Externo ao Programa - 1134083 - RONALD FERNANDO ALBUQUERQUE VASCONCELOS - UFPEExterna ao Programa - 1942314 - SANDRA MARIA BATISTA SILVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 09:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11