SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO AMBIENTAL: tendências político-pedagógicas de educação ambiental
Capitalismo; Questão Ambiental; Educação Ambiental; Serviço Social
O presente trabalho tem como objetivo central analisar as perspectivas predominantes que informam as ações de educação ambiental dos/as Assistentes Sociais no enfrentamento às expressões da questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa orientada a partir do método histórico-dialético, de Marx, utiliza dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, na busca de subsidiar a análise sobre os fundamentos da questão ambiental, bem como as ações e concepções de educação ambiental e sua relação com o Serviço Social. Utiliza a pesquisa documental, a partir da análise de dissertações, teses e anais dos congressos CBAS, ENPESS e JOINPP com o objetivo de identificar as ações/atividades do/a assistente social no âmbito da educação ambiental e compreender as contradições e mediações do trabalho do/a assistente social nesse campo. Em relação à exposição dos capítulos, pretende-se apresentar, no capítulo um, a fundamentação teórica acerca da constituição do modo de produção capitalista e sua relação com a ruptura metabólica entre o sujeito e a natureza como elementos das raízes da questão ambiental, assim como destacar manifestações contemporâneas da questão ambiental em momento de crise estrutural, destacando, também, o cenário da conjuntura brasileira. No capítulo dois, trataremos das tendências teórico-metodológicas da educação ambiental, bem como os desafios e contradições da educação ambiental no quadro da sociedade brasileira. No capítulo três, iremos discutir a aproximação do Serviço Social com a questão ambiental e a educação ambiental, destacando sua vinculação como uma dimensão político-pedagógica da profissão e, por fim, analisar as perspectivas predominantes que informam as ações de educação ambiental dos/as assistentes sociais a partir dos trabalhos analisados.