PATERNIDADE E CAMINHADAS CONTEMPLATIVAS: uma investigação entre o cultivo da atenção e a responsabilidade nas relações parentais
Psicologia Cognitiva; Cultivo da atenção; Atenção Conjunta; Ecologia da Atenção.
Através de caminhadas contemplativas (Nhat Hanh, 1984; Ingold, 2015) com grupos de pais e crianças de 1 ano e meio a 3 anos, buscaremos compreender de que forma os gestos atencionais emergem durante essas experiências e como podem oferecer pistas para o florescimento de relações paternas mais cuidadosas e responsáveis. Para além de um entendimento focado apenas nos déficits e na medicalização, a presente proposta de pesquisa compreende a atenção como cultivo (Wallace, 2008; Santem, 2001; Varela, Thompson e Rosch, 2003; Kastrup, 2007; 2004; 2008; Cruz, 2022) e busca apontar direções para práticas metodológicas que possam servir de base para reaprendermos a “arte de prestar atenção” (Stengers, 2018) no nosso cotidiano. O conceito de atenção conjunta é visto a partir da abordagem da cognição inventiva (Kastrup, 1999) e da ecologia da atenção (Citton, 2017).
Com base nos dados produzidos no campo por meio do método da cartografia (Alvarez; Passos; Kastrup; Escóssia, 2009), a investigação visa ensaiar aproximações entre os regimes atencionais e a responsabilidade, essa última a partir do conceito de simpoiese de Haraway (2016; 2021) e da noção de parentalidade revolucionária em hooks (2019).