Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO RODRIGO DE LUNA SATURNINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO RODRIGO DE LUNA SATURNINO
DATA : 29/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

ASSOCIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO COM O ISOLAMENTO SOCIAL EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO LONGITUDINAL

isolamento social, atividade física, comportamento sedentário, adolescentes, longitudinal

A atividade física tem sido associada a uma menor chance de isolamento social, em contrapartida o comportamento sedentário tem sido associado positivamente a esse fator. Apesar do aumento na quantidade de estudos acerca da relação da atividade física e comportamento sedentário com isolamento social, ainda há poucas investigações com adolescentes e não se conhece precisamente a relação causal entre esses fatores. Diante disso, o presente estudo buscará analisar se o nível de atividade física e o comportamento sedentário estão e/ou permanecem associados ao isolamento social em adolescentes. Trata-se de um estudo longitudinal que será conduzido com adolescentes (14-17 anos), de ambos os sexos, matriculados no ensino médio de uma escola pública federal escolhida por conveniência. O recrutamento e os procedimentos de coleta de dados serão realizados de forma eletrônica através da plataforma openredu e seguirá os critérios estabelecidos pelo The Checklist for Reporting Results of Internet E-Surveys - CHERRIES. Como instrumentos para avaliação das variáveis, utilizaremos o Questionário de Isolamento Social (QIS), o Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) e o Questionário de Atividade Sedentária para Adolescentes (QASA). Para a análises dos dados serão empregados procedimentos de estatística descritiva (distribuição de frequência, média e desvio padrão) e inferencial, além da análise bivariada (Qui-quadrado e Qui-quadrado para tendência) e análise multivariada (regressão logística binária). Serão considerados fatores estatisticamente associados à presença de isolamento social somente aqueles para os quais o valor p foi inferior a 0,05. Esperamos que os adolescentes expostos ao baixo nível de atividade física e aqueles com tempo excessivo em comportamento sedentário tenham chance maior de isolamento social.

Externa à Instituição - YARA LUCY FIDELIX - UNIVASF
Presidente - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Interno - 1365961 - DANIEL DA ROCHA QUEIROZ
Externo à Instituição - JORGE BEZERRA - UPE