Banca de DEFESA: DÉBORA DOLORES SOUZA DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DOLORES SOUZA DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 17/04/2023
LOCAL: SALA 01 - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

DESENVOLVIMENTO DE COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS DE ACEROLA ORGÂNICA LIOFILIZADA

Malpighiaceae; ácido ascórbico; otimização de processos; resíduos; pós.

A acerola é uma fruta típica de países de clima tropical sendo uma importante fonte de vitamina C, substância com relevante papel antioxidante. A elevada concentração desse bioativo impulsiona o consumo e o seu interesse comercial a nível mundial. A sua conservação após a colheita em temperatura ambiente, no entanto, é curta devido ao elevado teor de umidade que limita a sua utilização e comercialização. Logo, o desenvolvimento de novas técnicas para conservação e utilização da fruta, através do emprego de técnicas de secagem, ampliam sua vida útil e as possibilidades de utilização, sendo a forma de comprimidos mastigáveis, uma alternativa viável de consumo, já que esta formulação apresenta elevada estabilidade, segurança e comodidade na administração. Diante da importância bioativa e comercial da acerola o presente trabalho teve como objetivo desenvolver comprimidos mastigáveis a partir do seu aproveitamento integral, visando manter a estabilidade dos seus constituintes e proporcionar uma alternativa para conservação e utilização da fruta. Sendo assim, foram caracterizados a polpa e sucos concentrados da acerola com diferentes concentrações de sólidos solúveis e o pó da semente da acerola (PSA) que foi obtido. Foi também realizada a secagem da polpa e dos sucos por liofilização e spray drying (SD), bem como a otimização desses processos. A técnica de liofilização foi otimizada analisando a influência do teor de sólidos solúveis, da forma de congelamento e do tempo necessário para a secagem. A técnica de SD foi otimizada a partir da avaliação da influência do teor de sólidos solúveis, da temperatura, do tipo de adjuvante de secagem e a sua concentração. Experimentalmente, os melhores parâmetros para a liofilização foram o congelamento através do ultrafreezer (-80°C), a utilização do suco concentrado (50,5 °Bx) com 20% do PSA e a secagem em 48 horas, enquanto para o SD foi a temperatura de 165 °C utilizando o suco concentrado (21,61°Bx) com 10% de aerosil®. Visando manter o desenvolvimento do comprimido mastigável com aproveitamento integral da acerola, através da reprodução da fruta em sua totalidade, foi identificado, por meio das análises físico-químicas, fitoquímica, tecnológica e da avaliação da capacidade antioxidante, a liofilização como técnica mais segura para preservação dos seus constituintes e o suco concentrado (50,5 °Bx) com 20% da PSA como matéria-prima mais adequada. A estabilidade acelerada, no entanto, demonstrou elevada degradação da vitamina C sugerindo estar relacionada a embalagem de armazenamento, porém se faz necessário a realização de análises mais específicas. Apesar desse resultado, a utilização do liófilo e do PSA no desenvolvimento do comprimido mastigável reforça a originalidade do estudo e a promoção da aplicação do resíduo como matéria prima na indústria alimentícia e farmacêutica, contribuindo com o reaproveitamento agroindustrial e a otimização da logística reversa da indústria. Os resultados obtidos ao longo do trabalha fomentaram o desenvolvimento preliminar de granulados secos em leito fluidizado para a obtenção de mais uma promissora forma farmacêutica com a incorporação do suco concentrado (50,5 °Bx) e do PSA, tal como, realizado com o liófilo, que devido aos excelentes resultados reológicos será desenvolvido em pesquisas futuras.

Externo à Instituição - JOSE LOURENCO DE FREITAS NETO - UFPE
Externa à Instituição - LARISSA ARAUJO ROLIM - UNIVASF
Externa ao Programa - 3286753 - LIDIANY DA PAIXAO SIQUEIRA - nullPresidente - 2218937 - PEDRO JOSE ROLIM NETO
Externa ao Programa - 2925074 - VIVIANE LANSKY XAVIER DE SOUZA LEAO - null