Banca de QUALIFICAÇÃO: WYLMA DANUZZA GUIMARAES BASTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYLMA DANUZZA GUIMARAES BASTOS
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DO SISTEMA DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA DE HOSPITAL DA REDE SENTINELA


PALAVRAS-CHAVES:

Erros de medicação. Segurança do paciente. Enfermagem de cuidados críticos. Lista de Medicamentos Potencialmente Inapropriados.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Introdução: O número de erros com medicamentos tornou-se um problema de saúde pública mundial, sendo proposta uma campanha pela Organização Mundial de Saúde em 2017 para redução destes erros pela metade nos próximos cinco anos seguintes. Os medicamentos de alta vigilância (MAV) são mais propícios ao evento adverso, devido sua composição e potencialidade de causar danos e até o óbito. Objetivo: Analisar o sistema de medicação de alta vigilância acerca da segurança do paciente em hospitais sentinelas em Recife e como objetivos específicos identificar as estratégias preventivas nas etapas do sistema de medicamentos de alta vigilância e classificar o índice de positividade para qualidade da assistência. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, exploratória, observacional direta, descritiva possuindo uma maior integração e o desenvolvimento das questões, desde coleta de dados, análise de dados e interpretação dos resultados, através da observação direta e a descrição do fenômeno do processo e subprocessos analisados. Resultados: Foram observados no total de 53 profissionais, 146 observação não participante de preparo e 145 de administrações de medicamentos de alta vigilância e dos seus registros foram 78 evoluções de enfermagem e 77 prescrições com 21 (27,3%) destas manuais. A UTI pesquisada apresenta iluminação artificial e natural, climatização artificial, presença de ruídos e 22 interrupções no preparo dos medicamentos foram observadas. Não possui farmácia satélite, sendo responsabilidade da farmácia central no suprimento e dispensação dos MAVs. Todos os profissionais do nível superior e médio relataram ter conhecimento sobre MAV. Existe uma lista para este grupo de medicamentos, porém não divulgada aos profissionais da UTI, sendo o único acesso através da inclusão de medicamentos na prescrição eletrônica. Não há rotina para dupla checagem e acondicionamento destes medicamentos, mesmo existindo mobília para finalidade. Conclusão: Como resultados de estratégias de prática segura obtiveram o uso da ferramenta tecnológica a favor da segurança no sistema de prescrição, impressão da prescrição, seleção e dispensação de medicamentos e como inseguras foram às questões estruturais, processuais do sistema de medicação e ausência de treinamento e monitoramento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMANUELA BATISTA FERREIRA - UPE
Externa à Instituição - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - UFPE
Presidente - 2283500 - KARINA PERRELLI RANDAU
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 08:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05