Banca de DEFESA: LEONY SOARES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEONY SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 26/09/2022

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS GENOSSENSORES NANOESTRUTURADOS COM POLÍMEROS CONDUTORES E QUANTUM DOTS PARA DETECÇÃO DE ONCOGENESES DE INTERESSE NA LEUCEMIA INFANTIL

Genossensor; ITO; polipirrol; pontos quânticos de grafeno

As leucemias são neoplasias hematológicas que constituem um grupo heterogêneo de doenças que afetam os progenitores hematopoiéticos. A determinação da alteração genética associada a leucemia é de extrema importância para o prognóstico dos pacientes. Neste contexto, a população infanto-juvenil merece considerável atenção pois nessa faixa etária a leucemia é o tipo de câncer mais recorrente e com elevada taxa de mortalidade. Para investigação desses oncomarcadores são ultizadas técnicas da biologia molecular como FISH, RT-PCR e sua variante RTq-PCR. Essas técnicas são eficientes no rastreio entretanto ainda apresentam protocolos extensos, complexos e de alto custo. Diante disso os genossensores se destacam por serem biodispositivos que realizam quantificação de variantes genéticas de forma confiável, rápida e de baixo custo. Entretanto a implantação de biossensores DNA-sensíveis na rotina laboratorial ainda é um desafio importante devido à falta de portabilidade e miniaturização dos biodispositivos desenvolvidos sobre substratos convencionais. Quando esses biodispositivos são associados a técnicas eletroquímicas são agregadas características essenciais como detecção rápida e reversível da hibridização além da possibilidade de sistemas miniaturizados de avaliação. Diante disso o presente estudo traz o desenvolvimento de protótipos genossensores nanoestruturados com polímeros condutores e pontos quânticos para detecção de oncogenes de interesse na leucemia infantil. Duas categorias de nanodispositivos foram desenvolvidos um em formato de eletrodo de trabalho e outro em desing de célula eletroquímica com três eletrodos um eletrodo de trabalho, referência e auxiliar. Ambos dispositivos foram confeccionados em superfície de ITO flexível por meio de uma impressora de corte automatizada. Polipirrol (PPy), polianilina (PANI) e pontos quânticos de grafeno (GQDs) foram utilizados para a nanoestruturação e imobilização de sequências de fita simples de DNA (ssDNA) sobre a superfície dos biodispositivos desenvolvidos. Os nanodispositivos desenvolvidos foram voltados a detecção das translocações 1;19, 4;11; 12;21, 15;17 e 17;19. Todas as etapas de construção e ensaios de bioatividade dos dispositivos bioanalíticos foram caracterizadas por voltametria cíclica (VC), voltametria de pulso diferencial (DPV), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e microscopia de força atômica (AFM). Ao avaliar a performance analítica dos genossensores frente a amostras plasmideais e de pacientes com leucemia alterações eletroquímicas características de biorreconhecimento foram detectadas com diminuição das correntes de picos voltamétricas e elevação da resistência a transferência de carga (RCT) do sistema. Na avaliação de especificidade dos biossensores de DNA não foram detectadas alterações de reconhecimento. Desta forma os nanodispositivos desenvolvidos apresentam a características promissoras para o diagnóstico de oncogenes de interesse na leucemia infantil.

Interno - 2540603 - CESAR AUGUSTO SOUZA DE ANDRADE
Presidente - 3649895 - MARIA DANIELLY LIMA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - NORMA LUCENA CAVALCANTI LICINIO DA SILVA - Fiocruz - PE
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 14:55