Banca de DEFESA: CLEDSON SANTOS MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEDSON SANTOS MAGALHÃES
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Google Meet

CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA, HISTOLOCALIZAÇÃO DE CONSTITUINTES QUÍMICOS E PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DE ESPÉCIES DAS FAMÍLIAS CAPPARACEAE A. Juss. E CLEOMACEAE Bercht. & J. Presl

Taxonomia. Brassicaceae. Controle de qualidade. Farmacobotânica.

A sistemática das famílias Capparaceae e Cleomaceae é complexa e tem sido objeto de revisões ao longo do tempo. De acordo com estudos moleculares essas famílias são próximas de Brassicaceae, entretanto são reconhecidas separadamente. Destaca-se ainda que na América Latina, as espécies de Capparaceae foram recentemente reclassificadas como "Capparaceas Neotropicais". Além disso, essas famílias são pouco estudadas em termos taxonômicos, anatômicos, químicos e farmacológicos, apesar da necessidade de distinção, por apresentar características mofológicas externas semelhantes, e usos medicinais. Frente a isso, o presente estudo buscou realizar a caracterização morfoanatômica, histolocalização de constituintes químicos e prospecção fitoquímica de espécies das famílias Capparaceae A. Juss. e Cleomaceae Bercht. & J. Presl. Para tanto, foi realizada revisões analisando informações em bases de dados sobre aspectos etnobotânicos, químicos e farmacológicos das famílias. Além disso, foram confeccionadas lâminas de microscópio contendo seções transversais e paradérmicas dos órgãos vegetativos das espécies para análises em microscopia óptica. Para a análise histoquímica, foram utilizados diferentes reagentes, de acordo com o metabólito-alvo, assim como para a fitoquímica. As informações disponíveis sobre as espécies de Capparaceae e Cleomaceae nas bases selecionadas demonstram lacunas científicas sobre a composição química e atividade farmacológica, entretanto, mostrou diferentes espécies exploradas tradicionalmente para diferentes fins. As espécies de Capparacea apresentam características morfológicas distintivas: C. tapia possui folhas compostas 3-folioladas; C. flexuosa possui ramos eretos, folhas elípticas a obtusas, botões florais globosos e frutos em cápsula torulosa; e C. hastata possui ramos suavemente curvados, folhas oblongo-elípticas, inflorescências axilares corimbosas e frutos capsulares cilíndricos. Na família Cleomaceae, T. aculeata possui folhas 3-folioladas e frutos levemente torulosos; T. diffusa apresenta folhas 3-5-folioladas e frutos cápsulares filiformes a fusiformes; e T. spinosa apresenta folhas 5-7 folioladas e frutos síliquos linear-cilíndricos. Na anatomia, C. tapia possui estômatos anisocíticos, tetracíticos e anomocíticos e canais secretores; C. flexuosa apresenta pecíolo plano-convexo, estômatos anisocíticos, tetracíticos e anomocíticos, e colênquima abaixo da epiderme adaxial; C. hastata tem pecíolo côncavo-convexo, estômatos tetracíticos e anomocíticos, e hipoderme abaixo da epiderme adaxial. Para Cleomaceae, os caracteres importantes incluem formato de pecíolo, com células suberizadas apenas em T. aculeata; presença de canais secretores e tricomas glandulares apenas em T. diffusa; tricomas glandulares e não glandulares em T. aculeata e T. spinosa; divergência nos tipos de estômatos; ausência de colênquima em T. aculeata; presença de esclerênquima e cristais do tipo drusas e prisma apenas em T. spinosa. Na análise histoquímica, foram encontrados alcaloides, amido, compostos fenólicos, compostos lipofílicos, lignina, triterpenos e esteroides em Capparaceae, e alcaloides, amido, compostos fenólicos, compostos lipofílicos, flavonoides, mucilagens, mucopolissacarídeos ácidos, pectinas, proteínas e flavonoides em Cleomaceae. Na fitoquímica, Capparaceae apresentou alcaloides, terpenos, flavonoides, derivados cinâmicos, taninos condensados e açúcares redutores, enquanto Cleomaceae mostrou terpenos, flavonoides, derivados cinâmicos, taninos hidrolisados e açúcares redutores. Assim, os resultados trazem dados sobre as espécies e aumentam o conhecimento sobre as famílias estudadas, auxiliando com informações relevantes para a taxonomia e na descoberta de compostos ativos.

Externa à Instituição - CLAUDIA ULISSES DE CARVALHO SILVA - UFRPE
Presidente - 2283500 - KARINA PERRELLI RANDAU
Externo à Instituição - LUIZ PALHARES NETO - UESB
Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS MEIADO - UFS