Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOÍSA ISABELA LEÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOÍSA ISABELA LEÃO
DATA : 22/11/2023

CORRELAÇÃO ENTRE CITOCINAS E GALECTINA-8 EM PACIENTES COM COVID-19: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E BIOQUÍMICAS EM RELAÇÃO À GRAVIDADE DA DOENÇA

SARS-CoV-2; IL-37; Gal-8.

A COVID-19, provocada pelo SARS-CoV-2, já acumula mais de 770 milhões de casos e 6 milhões de óbitos. Inicialmente, sintomas como febre, tosse e dispneia podem progredir para síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) ou falência orgânica. A tempestade de citocinas, desencadeada pela infecção, está ligada à gravidade da doença. Citocinas como IL-37 e galectina-8 apresentam divergências em diferentes fases da COVID-19, demandando estudos adicionais para esclarecer seus papéis. Assim, este trabalho objetiva avaliar a correlação entre citocinas circulantes e galectina-8 em pacientes com COVID-19, considerando características clínicas e bioquímicas relacionadas à gravidade. Coletas de sangue, swab orofaríngeo e saliva foram realizadas em indivíduos sintomáticos suspeitos para COVID-19, confirmados por RT-qPCR. Os participantes foram categorizados em positivos leves (n=154), positivos graves (n=57) e sintomáticos negativos (n=143) para COVID-19, enquanto o grupo controle (n=34) compreende voluntários saudáveis. A quantificação de citocinas e marcadores bioquímicos ocorreu por ELISA e espectrofotometria, com análise estatística via GraphPad Prism (versão 9.0). O valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Marcadores bioquímicos, como AST, ALT, colesterol, creatinina, glicose e triglicerídeos, demonstraram elevações significativas em casos graves em comparação aos leves. Citocinas pró e anti-inflamatórias, incluindo IL-37, IL-1β, IL-6, IL-18BPA, IL-36, IL-38 e Gal-8, foram avaliadas em pacientes positivos e negativos para COVID-19. IL-37 estava mais alta em indivíduos saudáveis comparados aos casos leves (p<0,0001) e graves (p=0,0001). IL-18BPA e IL-6 foram mais elevadas em casos graves em relação aos leves (p<0,0001) e negativos sintomáticos (p<0,0001). Gal-8 predominou nos negativos sintomáticos em comparação aos positivos leves (p=0,0055) e graves (p = 0,0029). Análises salivares corroboraram os resultados plasmáticos, com níveis mais altos de IL-37 nos negativos sintomáticos para COVID-19 (p=0,0010), em comparação com grupo leves. Em positivos leves, IL-37 correlacionou-se moderadamente com Gal-8, sugerindo ação anti-inflamatória em conjunto. Neste grupo, níveis maiores de IL-37 associou-se à sintomas como dor de garganta, diarreia e ageusia, além de estar correlacionada positivamente com a creatinina, mostrando estar envolvida em funções renais. O estudo destaca a ação anti-inflamatória da IL-37 na COVID-19, regulada negativamente em pacientes leves e graves em comparação com controles saudáveis, ressaltando a necessidade de investigações futuras sobre o papel dessas moléculas na gravidade da doença.

Externo à Instituição - ANDERSON RODRIGUES DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - ERALDO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR - UFPE
Presidente - 3649895 - MARIA DANIELLY LIMA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 16:51