Banca de DEFESA: MILENA TEREZA TORRES DO COUTO

DISCENTE: MILENA TEREZA TORRES DO COUTO
DATA : 10/11/2023

DESENVOLVIMENTO DE NANODISPOSITIVO IMUNOSSENSOR ÓPTICO E ELÉTRICO PARA DETECÇÃO DE BIOMARCADORES DA DENGUE

Biosenssor; Dengue; Electroquímica; Pontos quânticos; Ressonância plasmônica de superfície.

A dengue (DENV) é atualmente o arbovírus mais prevalente globalmente, causando preocupações devido à recorrência da doença, ao aumento das taxas de mortalidade e à gravidade dos sintomas. Os imunossensores eletroquímicos oferecem uma abordagem inovadora para identificar analitos clinicamente relevantes e associar componentes específicos de bioreconhecimento a nanopartículas para aumentar a sensibilidade do sistema. Neste estudo, foi desenvolvido e caracterizado um imunossensor óptico e elétrico para a detecção de antígenos do Dengue, empregando pontos quânticos de telureto de cádmio (CdTe). O imunossensor foi construído em uma superfície de eletrodo de ouro depositando uma monocamada de cisteína, seguida da adsorção física de pontos quânticos de CdTe funcionalizados com radicais carboxílicos e subsequente imobilização de um anticorpo específico do DENV. O imunossensor desenvolvido foi caracterizado usando várias técnicas, incluindo Voltametria Cíclica (CV), Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS), Ressonância Plasmônica de Superfície (SPR), Microscopia de Força Atômica (AFM) e Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). Diferentes concentrações de antígenos do DENV-1 e DENV-2 (1:50, 1:40, 1:30, 1:20 e 1:10) foram detectadas usando CV e EIS, resultando em valores de ∆I% de 72% para o DENV-1 e 24% para o DENV-2. Ambas as estratégias mostraram uma resposta linear em proporção ao aumento na concentração do biomarcador. Excelentes correlações lineares (com valores de R2 de 0,96 para o DENV-1 e 0,99 para o DENV-2) foram obtidas em uma ampla faixa de concentração. O grau de revestimento da superfície apresentou uma correlação mais forte com o DENV-1 (90%). A caracterização por AFM revelou alturas de pico mais elevadas quando a plataforma foi testada com amostras de DENV-1 (131 nm), confirmando a formação do complexo antígeno-anticorpo. Além disso, o SPR exibiu deslocamentos angulares correspondentes para cada componente, confirmando a funcionalização bem-sucedida da camada de detecção e alinhando-se com os resultados eletroquímicos. A plataforma do sensor Cys-CdTe-IgGDENV-BSA mostrou uma melhor resposta ao DENV-1, destacando sua eficácia na detecção do analito-alvo e emergindo como uma alternativa promissora para a identificação de biomarcadores da dengue.

Externo à Instituição - ALBERTO GALDINO DA SILVA JUNIOR - UFPE
Presidente - 2540603 - CESAR AUGUSTO SOUZA DE ANDRADE
Externa à Instituição - MARIANA LUIZA DE OLIVEIRA SANTOS RAMOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 11:15