Banca de DEFESA: RODRIGO GUILHERME GUSMÃO DE MORAIS

DISCENTE: RODRIGO GUILHERME GUSMÃO DE MORAIS
DATA : 07/11/2023
LOCAL: Centro de Biociências

Avaliação de mediadores solúveis como indicadores de poliartralgia persistente associada à infecção por Chikungunya

Artralgia persistente, mediadores inflamatórios, arbovirose

As desordens musculoesqueléticas decorrentes da infecção pelo vírus Chikungunya (CHIKV) costumam ser autolimitadas as fases aguda e subaguda da doença em cerca de 60% dos casos diagnosticados. Entretanto, em cerca de 40% as dores articulares incapacitantes persistem por um período superior a 3 meses ou até por anos após a infecção. Apesar do impacto social, econômico, sobre a qualidade de vida e para a saúde pública da Chikungunya (Chika), até o presente não existem biomarcadores preditores do desfecho clínico da doença. Assim, ao considerar o relevante papel das citocinas, quimiocinas e fatores de crescimento durante a progressão e resolução de quadros infecciosos, o objetivo deste estudo foi investigar a potencial utilidade de mediadores solúveis como biomarcadores séricos da artralgia persistente na Chika crônica. Para tal, amostras de soro foram coletadas de indivíduos diagnosticados com Chika (RT-qPCR positivo e/ou Elisa IgM anti-CHIKV) para verificação dos níveis de quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento utilizando o ensaio multiplex de Luminex. Análises de componentes principais, associação, correlação e acurácia foram realizadas considerando a resolução (não-crônicos) ou a persistência (crônicos) da artralgia após 90 dias de inicio dos sintomas. Indivíduos autodeclarados saudáveis foram utilizados como grupo controle. A caracterização clínico-sociodemográfica revelou que o desfecho artralgia persistente foi significativamente associado ao sexo feminino (p=0.004), a apresentação dos sintomas cefaleia (p=0.004), parestesia (p=0.004) e turvação visual (p=0.004), a maior frequência de acometimento musculoesquelético (dor articular, fadiga, NAD, NAE, CDAI, DAS-28) e a ausência de condição reumatológica prévia (p=0.039) no momento do diagnóstico. Os níveis séricos das citocinas pró-inflamatórias INF-β, IL-2, IL-5, IL-7, IL-15, IL-17 e TNF-α, das citocinas anti-inflamatórias IL-4 e IL-13, dos fatores de crescimento NGF-β e VEGF-D, e da quimiocina GRO-α foram negativamente correlacionados com indicadores clínicos do acometimento musculoesquelético, bem como se apresentaram significativamente reduzidos em indivíduos com artralgia persistente quando comparados a indivíduos recuperados na Chika crônica. Considerando o desfecho artralgia persistente, a análise de componentes principais revelou clusters definidos dos mediadores solúveis e evidenciou a contribuição das citocinas IL-4, IL-7 e IL-13 para a diferenciação dos grupos avaliados. Os dados de acurácia demonstraram que os níveis séricos das citocinas IL-4 (AUC = 0.8804; IC 0.7856 – 0.9753), IL-7 (AUC = 0.8765; IC 0.7826 – 0.9704) e IL-13 (AUC = 0.8726; IC 0.7760 – 0.9691) apresentaram relevante sensibilidade e especificidade em distinguir indivíduos recuperados e com persistência da artralgia durante a fase aguda/subaguda da Chika. A significativa variação nos níveis séricos dos mediadores EOTAXIN, HGF, IL1RA, IL-5, IP-10, NGFβ, PDGFβ, PIGF1, RANTES e VEGFD na Chika crônica sugerem sua participação na evolução da doença, no entanto análises futuras são necessárias para melhor compreender esse fenômeno. Em conjunto, foi possível concluir que existe uma assinatura de mediadores solúveis na fase aguda/subaguda em indivíduos que apresentam artralgia persistente, e que os mediadores solúveis IL-4, IL-7 e IL-13 são fortes candidatos a biomarcador de cronicidade na Chika crônica.

Interna - ***.970.803-** - VALERIA PEREIRA HERNANDES - Fiocruz - PE
Externa ao Programa - 3445538 - ANDREA TAVARES DANTAS - UFPEExterno à Instituição - MATHEUS FILGUEIRA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09