Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYQUE ALMEIDA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAYQUE ALMEIDA DOS SANTOS
DATA : 30/06/2023

Obtenção de Sistemas Amorfos de Nevirapina para o tratamento do HIV

Co-amorfo. Nevirapina. Sistemas amorfos. Supersaturação

Inúmeros sistemas de liberação foram desenvolvidos para melhorar a taxa de dissolução de fármacos de baixa solubilidade, como o antirretroviral nevirapina (NVP), que é um fármaco classe II no Sistema de Classificação Biofarmacêutico. Dentre os sistemas de liberação conhecidos, as dispersões co-amorfas (COAs) se destacam por apresentar as vantagens do estado amorfo da molécula ao utilizar moléculas de baixo peso molecular ou um outro fármaco clinicamente relevante. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar a capacidade de carreadores não poliméricos em estabilizar a forma amorfa de NVP e melhorar a sua dissolução através do planejamento de formação de COA por modelagem molecular e análises termoanalíticas. Após a escolha dos carreadores conforme suas solubilidades e pontos de interações, foram realizados testes de triagem para obtenção de COAs estáveis através de mecânica quântica e estudo térmicos que mostraram sistemas estáveis amorfos através de interações entre os componentes. Misturas físicas de NVP e carreadores foram fundidas e resfriadas para obtenção das dispersões COAs e os materiais resultantes desse processo foram caracterizados em sequência através da espectroscopia por infravermelho, calorimetria exploratória diferencial, difração por raios-X e microscopia de luz polarizada, indicando a formação de COAs amorfos através de interações intermoleculares entre o fármaco e seu carreador. A solubilidade cristalina de NVP foi investigada juntamente de sua cinética de liberação dentro dos sistemas COAs, onde se observou a interferência da presença dos coformadores na solubilidade, além do incremento de solubilidade de NVP nas misturas co-amorfas. Dispersões COAs de NVP foram obtidos com sucesso através das interações intermoleculares entre os componentes, alcançando altas concentrações do fármaco durante o ensaio de dissolução, sobretudo para o sistema contendo lamivudina em proporção equimolar.

Externo à Instituição - LUCAS JOSE DE ALENCAR DANDA - UFPE
Externa à Instituição - LUÍSE LOPES CHAVES - UFAL
Presidente - 1666877 - MONICA FELTS DE LA ROCA SOARES
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 11:13