Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRICK CAIQUE SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRICK CAIQUE SANTOS COSTA
DATA : 03/03/2022
LOCAL: videoconferência

SÍNTESE DE PIRIMIDINONAS POR MEIO CONVENCIONAL E/OU MICROONDAS: DETERMINAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES CITOTÓXICA E ANTIMICROBIANA E O USO DA NANOENCAPSULAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIMICROBIANO E CITOTÓXICO

Virtual screening. Design molecular. Síntese. Pirimidinonas bioativas. SARS-CoV-2

As pirimidinonas são compostos que ocorrem na natureza ou sinteticamente com grande aplicação terapêutica, desempenhando um papel vital em numerosas atividades biológicas como, por exemplo, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória, diurética, antitumoral, etc. O presente trabalho tem como objetivo contribuir relevantemente para a triagem, o design e a síntese de novas pirimidinonas potencialmente bioativas. Um estudo de revisão da literatura e triagem molecular in silico com pirimidinas (onas) com potencial antiviral contra alvos do SARS-Cov-2 foi realizado. Um total de 1594 artigos fora recuperados da plataforma SciFinder® utilizando os termos de busca “pyrimidines antivirals” e “pyrimidinones antivirals”. Além disso, 141 compostos pirimidínicos (ônicos) foram triados por docking molecular em dois alvos importantes do SARS-Cov-2 (Mpro e a RdRp) recuperados do Protein Data Bank – PDB. Os sítios ativos das respectivas enzimas foram definidos pela interação entre os resíduos de aminoácidos e seus ligantes co-cristalizados. Um ranking dos compostos foi estabelecido em função dos scores obtidos em kcal/mol. Novas pirimidinonas (5a-h) potencialmente bioativas foram sintetizadas a partir de acrilatos. Os acrilatos (13a-h) foram obtidos reagindo os aldeídos aromáticos e heteroaromáticos (1a-h) correspondentes com o cianoacetato de etila (2) e o líquido iônico acetato de diisopropiletilamônio (DIPEAc) à temperatura ambiente. Os compostos pirimidinônicos (5a-h) foram obtidas através da reação entre os acrilatos (13a-h) e cloridrato de benzamidina sob refluxo. As análises espectroscópicas de todos os compostos foram realizadas por RMN e LC/MS. Os resultados obtidos no estudo de revisão mostram o grande potencial antiviral das pirimidinas (onas). Diversos estudos mostram as atividades micro e nanomolares desses compostos contra vírus de grande relevância como SARS-CoV-2, HIV, dengue, ZINKV, dentre outros. Esse potencial também foi evidenciado no estudo in sílico contra alvos moleculares do SARS-CoV-2, onde 10 compostos pirimidinônicos foram altamente predispostos a se ligar ao sítio ativo da Mpro e a RdRp. Análises ADMET desses compostos mostraram boa biodisponibilidade oral e baixa toxicidade. Novos acrilatos foram obtidos utilizando o DIPEAc em 4 horas de reação. Os acrilatos (13a-h) tiveram rendimentos que variaram de 85-98%. As pirimidinonas (5a-h) correspondentes foram obtidas de forma pura, utilizando solventes que vão de encontro com a química verde, com rendimentos entre 52-80% e tempo de 10-20 minutos.

Externo à Instituição - JULIANO CARLO RUFINO DE FREITAS
Interno - 1130271 - LUIZ BEZERRA DE CARVALHO JUNIOR
Presidente - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Notícia cadastrada em: 02/03/2022 10:30