Banca de QUALIFICAÇÃO: CANDIDA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CANDIDA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 27/04/2023
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

O Reiki como intervenção nos sintomas de ansiedade e na adaptação
acadêmica em estudantes de enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Toque terapêutico. Reiki. Estudantes de Enfermagem. Ansiedade. Educação em saúde.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A ansiedade é verificada entre universitários, cujos fatores que a geram, podem estar
relacionados à competividade, uma formação específica na vida profissional e uma má
adaptação acadêmica. Logo, as instituições de ensino superior devem elaborar
estratégias de educação e promoção à saúde aos estudantes e demais pessoas que nela
transitam, como a implementação do Reiki. Nesse contexto, esta pesquisa buscou
avaliar o efeito da intervenção na ansiedade e na adaptação acadêmica em estudantes de
enfermagem. Foi realizado um estudo quase-experimental cuja investigação se deu por
meio da avaliação das médias dos escores de ansiedade e adaptação acadêmica em
estudantes de enfermagem, antes e após sessões do Reiki. Os participantes receberam
quatro sessões de Reiki pela pesquisadora principal que tem formação e experiência
com a técnica. Para a coleta de dados foram utilizados, na primeira e quarta sessão, os
instrumentos: Questionário com dados clínicos, o Inventário de Ansiedade Traço-
Estado, e o Questionário de Vivência Acadêmica. A análise dos dados foi realizada
através da estatística descritiva e inferencial. A comparação da média da redução ou
ganho dos escores entre os diversos perfis do aluno foi feita pelo teste t de Student para
amostras independentes e o teste da ANOVA, a depender do número de categorias
(grupos) comparadas. Para a avaliação do efeito do Reiki na ansiedade e adaptação
acadêmica foi aplicado o teste t de Student para amostras pareadas na comparação da
média. Adotando um p valor de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética sob
o número: 40250620.0.0000.5208. Participaram da pesquisa 54 estudantes de
enfermagem, com predominância de mulheres 81,5%, média de idade de 23,0, não
exerciam função remunerada 85,2%, não necessitaram sair de casa 68,5% e residiam
com seus familiares 52,9%. A maioria não fazia acompanhamento psiquiátrico 70,4%
ou psicológico 55,6% e não utilizavam medicação para dormir 68,5%. Quanto ao perfil
pessoal e clínico ser do sexo masculino p-valor 0,016 e não estar em acompanhamento
psiquiátrico p-valor 0,016 contribuiu, na redução da média da ansiedade-estado. Para o

perfil acadêmico o teste de comparação de média foi significativo apenas para o
estudante que veio transferido de outra instituição de ensino com redução do escore da
média da ansiedade-traço/estado. Após Aplicação das sessões de Reiki os estudantes
apresentarem uma redução significativa nos escores de ansiedade-traço/estado. E ao
analisar o efeito do Reiki em relação a adaptação acadêmica houve um aumento
estatisticamente significante após a intervenção nos domínios Pessoal, Estudo e
Carreira, assim como, no escore total da vivência durante a execução da intervenção.
Assim, o estudo confirma o uso da terapia Reiki para redução na ansiedade e aumento
na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA - UFMA
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 4134429 - IRACEMA DA SILVA FRAZAO
Interna - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Externa ao Programa - 1607666 - ROGELIA HERCULANO PINTO - nullInterna - 2483506 - SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS MORAIS
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 13:56
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