Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE BARROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE BARROS DE OLIVEIRA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: GSUIT
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE A PREVENÇÃO DE ESTRESSE PÓS -TRAUMÁTICO EM MULHERES SURDAS ACERCA DO PARTO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia educacional; Transtorno do estresse pós-traumático; Parto; Surdez; Enfermagem; Educação em Saúde.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

As mulheres surdas essas podem ter uma dificuldade ainda maior no acesso a informações em saúde pertinentes à gestação/ parto, uma vez que, as informações, ocorrem predominantemente por comunicação verbal/ escrita e muitas dessas mulheres estabelecem comunicação pela Língua brasileira de sinais. A experiência negativa no nascimento de um filho pode ocasionar transtorno do estresse pós- traumático. Para os enfermeiros que atuam nas ações de educação em saúde, as tecnologias educacionais são essenciais no cotidiano da prática clínica. O vídeo educacional pode ser uma tecnologia assistiva facilitadora na divulgação de informações que auxiliará na efetividade da educação em saúde com pessoas surdas. O estudo objetiva avaliar vídeo educacional desenvolvido sobre a prevenção de estresse pós- traumático em mulheres surdas acerca do parto. Estudo metodológico, alicerçado no referencial metodológico Kindem e Musburger, que será realizado na Associação de Surdos de Caruaru situada no município de Caruaru–PE, em três etapas: 1) Pré-produção que engloba a concepção inicial, elaboração e avaliação do roteiro até a filmagem do vídeo. O conteúdo do roteiro será baseado nos resultados de uma revisão integrativa, recomendações de documentos das Organizações de Saúde e dos postulados da Teoria de Rede Social. A revisão integrativa da literatura foi efetuada em sete bases de dados e em uma biblioteca, cuja amostra foi constituída por nove estudos realizados em diferentes países que evidenciaram as condutas assistenciais no parto e nascimento para prevenção do transtorno do estresse pós-traumático pós-parto foram: apoio/ presença (profissionais de saúde que prestam assistência ao parto), estímulo a lactação na primeira hora de vida, apoio (acompanhante), respeitar plano de parto, ouvir mais as parturientes, contato pele a pele, entre outras. A construção do roteiro será desenvolvida em seis fases: ideia, conflito, personagens, ação dramática, tempo dramático e unidade dramática. E sua avaliação será feita por profissionais com experiência na temática do estudo. 1) Pré-produção que trata-se do surgimento da ideia, organização do roteiro até a elaboração do storyboard para a gravação; 2) Produção que contempla o planejamento, projeto e preparação do vídeo; e 3) Pós-produção que é a edição do vídeo. pós essas três etapas, o vídeo será submetido à validade de conteúdo por juízes especialistas; avaliação da qualidade técnica por juízes da área de comunicação e/ou com experiência com tecnologias assistivas; e a avaliação semântica pelas mulheres surdas. A análise dos dados relacionados a caracterização dos juízes e da população-alvo será apresentada por frequência absoluta, relativa, médias e desvios-padrão. A análise da concordância entre os juízes será determinada pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O teste binominal será utilizado para verificar a proporção de concordância dos itens entre juízes e entre as mulheres surdas. Em todos os testes estatísticos será estabelecido um índice de concordância ≥ 85% e nível de significância de 5%. Os preceitos éticos da Resolução 466/12 serão respeitados. Espera-se desenvolver um vídeo educacional adequado com vistas a contribuir para a prevenção do estresse pós- traumático em mulheres surdas acerca do parto. Como também possa auxiliar nas atividades de educação em saúde, realizadas pelo enfermeiro, para a melhoria da assistência à parturiente surda e de sua rede social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2460932 - ANA CATARINA TORRES DE LACERDA - nullPresidente - 1131512 - CLEIDE MARIA PONTES
Externa à Instituição - FELICIALLE PEREIRA DA SILVA - UPE
Interna - 2134540 - LUCIANA PEDROSA LEAL
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 08:20
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