Banca de DEFESA: CARINA GLEICE TABOSA QUIXABEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARINA GLEICE TABOSA QUIXABEIRA
DATA : 07/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA SOBRE O CUIDADO DA REDE SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; educação em saúde; enfermagem pediátrica; pessoas em situação de rua; rede social; pesquisa qualitativa.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O cuidado às crianças em situações de vulnerabilidade como as vivenciadas na rua demanda o apoio das
redes sociais. A pandemia da covid-19 modificou as dinâmicas relacionais e acesso a serviços
socioassistenciais, influenciando nesse cuidado. Da interação com o meio, emergem as Representações
Sociais dessas crianças sobre o cuidado, que influenciam atitudes individuais e coletivas que interferem
no seu bem-estar. Os atores da rede social da criança, podem atuar nesse cenário por meio da educação
em saúde e outras estratégias de cuidado que contribuam para a promoção da saúde dessa população. A
pesquisa objetivou analisar as Representações Sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da
rede social durante a pandemia da covid-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na
Teoria de Representação Social e na Teoria de Rede Social de Sanicola. A coleta de dados foi
desenvolvida em ruas e praças onde se encontravam crianças em situação de rua de sete a 12 anos
incompletos na cidade do Recife-PE. A amostragem foi intencional e a amostra definida pela saturação
teórica. Inicialmente foi realizada uma interação lúdica para aproximação com a criança. Após, foi
realizada a entrevista individualmente, gravada, utilizando um formulário semiestruturado com dados
sociodemográficos e questões norteadoras: Você pode desenhar para mim como as pessoas estão
cuidando de você durante a pandemia da covid-19? Enquanto desenhava, a criança foi estimulada a
expressar o que estava pensando e foi convidada a responder: Quais são as pessoas que cuidam de você
durante a pandemia da covid-19? e “Quem mais cuida de você durante a pandemia da covid-19?’As
entrevistas foram validadas pela criança e a transcrição, pela mestranda e por uma enfermeira convidada.
As transcrições advindas da linguagem do desenho foram submetidas à Análise Hermenêutica Dialética,
para a construção da síntese de cada entrevista. A elaboração gráfica do mapa de rede social foi
construída para identificar os tipos de rede, seus componentes e os tipos de relação desempenhados por
eles. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco.
Participaram do estudo 12 crianças de sete a 12 anos incompletos sendo oito do sexo feminino. A
entrevista guiada pelo desenho revelou redes sociais mistas, com predominância de redes primárias. Os
atores das redes desenvolviam ações de apoio presencial, instrumental, informativo e emocional. Os
cuidados mais evidenciados foram o acompanhamento da criança nos cuidados básicos diários,
oportunizar acesso ao serviço e a insumos para higienização, alimentação, vestimenta e orientação do uso
adequado da máscara e álcool em gel. As crianças representaram o cuidado a elas dispensado como atos
direcionados às demandas básicas humanas e à prevenção da covid-19. O estudo permitiu dar voz à
criança no que se refere aos cuidados e aos responsáveis pela oferta. O cuidado foi representado como
ações relacionadas a manutenção da saúde, alimentação, cuidado responsivo, oportunidades para a
aprendizagem, segurança e proteção. Os resultados permitem refletir sobre o papel da família, sociedade e
Estado na estruturação, funções e relações dos atores que apoiam a criança em situação de rua.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Externa ao Programa - 2477856 - RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
Interna - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 14:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07