Banca de DEFESA: GILSON NOGUEIRA FREITAS

LOCAL: Plataforma Meet

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
DISFUNÇÃO SEXUAL EM PUÉRPERAS

Disfunção sexual. Puerpério. Teoria de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Educação em saúde.

A disfunção sexual é um diagnóstico de enfermagem com elevada prevalência em puérperas, contudo são encontradas lacunas de indicadores clínicos ao estabelecer o diagnóstico. Desse modo, os estudos de validação de diagnósticos de enfermagem surgem para desenvolver ou aprimorar esses fenômenos, tornando-os mais aplicável à população e baseado em evidências científicas. Este estudo teve como objetivo estimar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem “disfunção sexual” em puérperas com base em uma Teoria de Médio Alcance. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: validade teórico-casual e validade de conteúdo. Para a primeira etapa foi construída uma Teoria de Médio Alcance com a identificação dos elementos (atributos, antecedentes e consequentes), elaboração do pictograma, das proposições e das relações casuais. Essas etapas foram ancoradas por uma revisão integrativa e pelo modelo teórico de Adaptação de Callista Roy. Na segunda etapa, a relevância dos antecedentes e consequentes associados ao diagnóstico de disfunção sexual em puérperas e a definição elaborada a partir da Teoria de Médio Alcance, foram avaliados por juízes. Os dados foram tabulados e analisados com o auxílio do programa SPSS versão 21.0 e do Software R versão 4.2.2. Para analisar o julgamento da relevância dos itens foram calculadas as médias e medianas ponderadas dos elementos pelo nível de expertise dos juízes e verificada a adesão dos resíduos à distribuição de normalidade dos dados. Assim, utilizou-se como medida de validade a média ponderada. O estudo obteve aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer de número: 6.108.200. Na Revisão Integrativa da Literatura foram identificados três atributos, 38 antecedentes e seis consequentes. Dentre os antecedentes encontrados, 22 foram classificados como fatores de risco, 14 como condições associadas e duas como população em risco. Na Teoria de Médio Alcance foi desenvolvida uma nova definição conceitual para o diagnóstico, elaborada sete proposições, um pictograma e estabelecida as relações de causalidade entre os estímulos e a disfunção sexual. Na segunda etapa, participaram 48 juízes, dos quais a maioria foi do sexo feminino (87,5%) e foram classificados quanto ao nível de expertise em iniciante avançado (83,3%). A definição conceitual, elaborada a partir da TMA, foi considerada adequada para o diagnóstico de disfunção sexual por 58,3% dos juízes. Quanto aos indicadores do diagnóstico, 21 fatores relacionados, 10 condições associadas, uma população em risco e seis características definidoras foram validados para o diagnóstico. Assim, o estudo permitiu a identificação e validação de novos indicadores para o diagnóstico de disfunção sexual em puérperas, desse modo poderá subsidiar evidências para o raciocínio clínico do enfermeiro, bem como para implementação de intervenções e estratégias de educação em saúde sexual direcionadas às necessidades desta população.

Presidente - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Interna - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Externa à Instituição - LÍVIA MAIA PASCOAL - UFMA
Externa à Instituição - RYANNE CAROLYNNE MARQUES GOMES MENDES - UPE