Desenvolvimento e avaliação de tecnologia educacional sobre a prevenção da violência contra
mulher para escolares do ensino fundamental
Tecnologia educacional; saúde da mulher; violência contra mulher; criança; enfermagem; educação em saúde.
A violência contra a mulher representa um desafio para a saúde pública em todos os países do mundo. Considerada um fenômeno multifacetado e complexo, que abrange diversos fatores, como os culturais,
sociais, políticos, econômicos e ambientais. Observa-se, ao longo dos anos, um aumento significativo do
número de casos. Por isso, as reflexões sobre a violência contra a mulher devem ser iniciadas com as
crianças, por meio de tecnologia educacional, com o intuito de reconstruir esse cenário com foco na
valorização da mulher. O objetivo geral do estudo é avaliar o conteúdo e a semântica de uma tecnologia
educacional desenvolvida sobre a prevenção da violência contra mulher para escolares do ensino
fundamental. Para alicerçar este estudo foi realizado uma revisão integrativa sobre tecnologias
educacionais para prevenção da violência contra mulher nas bases de dados CINAHL, Scopus, LILACS,
BDENF, PSYCINFO, Web of Science, Medline, Cochrane Library e CUIDEN, utilizando a combinação
entre descritores. A amostra foi composta por 10 artigos primários. As tecnologias identificadas foram:
vídeos em formato de documentários, filme, jogo, aplicativo, folhetos, álbum seriado e cartilhas que
contribuíram para a prevenção da violência contra mulher. Esta pesquisa trata-se de um estudo
metodológico que será realizada em três etapas: 1) Desenvolvimento da tecnologia educacional. O
conteúdo e a escolha do tipo de tecnologia dar-se-á por levantamento bibliográfico, revisão integrativa,
três grupos focais, presenciais, com professores, pais e alunos, de uma das escolas do município de
Jaboatão dos Guararapes-PE. Também será baseado na Teoria de Rede Social uma vez que os
componentes das redes sociais da criança podem apoiar na construção de uma cultura de valorização da
mulher; 2) validade de conteúdo da tecnologia quanto à clareza, pertinência e relevância, que será
realizada por 22 juízes, no formato on-line; e 3) avaliação semântica, presencial, por 12 escolares do
ensino fundamental, matriculados em uma das escolas da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE. Os
dados oriundos da validade de conteúdo serão analisados pelo teste binomial e pelo Índice de Validade de
Conteúdo, considerando um índice de concordância > 0,85 e nível de significância de 5%; e os dados da
análise semântica serão submetidos a medida simples de concordância com taxa aceitável de concordância
de 90% entre os avaliadores. A pesquisa seguirá as normas estabelecidas pela Resolução no 466/2012 do
Conselho Nacional de Saúde. Espera-se obter uma tecnologia educacional sobre a prevenção da violência
contra mulher com conteúdo validado pelos juízes e que seja de fácil compreensão pelos escolares do
ensino fundamental.