Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA DE MELO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA DE MELO OLIVEIRA
DATA : 16/02/2024
LOCAL: Plataforma Meet

ASSOCIAÇÃO ENTRE DOR E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

enfermeiros; dor; saúde mental; educação em saúde.

Os profissionais de enfermagem representam a metade da mão de obra em saúde do Brasil, atuando em todos os níveis de atenção e presentes em todas as estruturas organizacionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste cenário, é compreendido que o exercício de funções na área da saúde pode desencadear estresse, desgaste e adoecimento. Quanto a estes riscos, mais da metade dos enfermeiros brasileiros declaram desgaste profissional, ocasionando quadros de extremo cansaço, depressão, obesidade, sentimento de desvalorização e aumento de absenteísmo. Algumas das principais causas de afastamento do trabalho, entre os profissionais de enfermagem, têm sido as doenças osteomusculares, a presença de dor e o crescente aumento de adoecimento mental. Diante disso, tem sido observado que a sobrecarga de trabalho e os riscos ocupacionais são fatores que influenciam diretamente no bem-estar físico do profissional, de tal forma que o sofrimento físico se manifesta também no sofrimento da mente. Quanto aos riscos ocupacionais, a carga de trabalho está diretamente relacionada a este fator, interagindo tanto com o corpo, quanto com a mente dos trabalhadores. Assim, o adoecimento crescente dos profissionais de enfermagem traz implicações não só pessoais como também para os pacientes, partindo desse pressuposto, o cuidado com a saúde física e mental dos profissionais de enfermagem é de extrema importância, tanto para o seu bem-estar próprio, quanto para a pessoa cuidada. Sendo assim, compreender como a dor se relaciona com a presença de transtornos mentais comuns nos profissionais, possibilita o delineamento de estratégias de educação em saúde, gerenciando o surgimento de sintomas. O objetivo deste estudo é analisar a associação entre a dor e os transtornos mentais comuns em profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. Será desenvolvido nas unidades de internação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), integrante do Sistema Único de Saúde – SUS. A população será composta por trabalhadores da enfermagem que atuam nas unidades de internação do HC-UFPE. A coleta de dados ocorrerá entre junho a setembro de 2024, utilizando seis instrumentos de avaliação:  o questionário sociodemográfico, de condições de saúde e hábitos de vida; o Inventário Breve de Dor (IBD), o Questionário Nórdico de Sintomas Musculoesqueléticos (QNSM), o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20); o Quality of Working Life Questionnaire (QWLQ-bref), o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref). Os questionários serão codificados e digitados com dupla entrada no programa Epi Info versão 3.5.2. Após a validação e extração dos dados, será realizada uma análise de forma descritiva utilizando uma planilha no Excel 2019, onde será observada a média, desvio padrão, valor mínimo e máximo de cada variável. O Statistical Package For The Social Sciences 26.0 (SPSS) será utilizado para a análise estatística das variáveis quantitativas. Para os testes será adotado um nível de significância de p < 0,05. A pesquisa seguirá a resolução nº 466/12 referente a pesquisas com seres humanos, e o projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Espera-se que esse estudo contribua para o fornecimento de informações que servirão como base para o conhecimento da realidade do ambiente laboral dos profissionais de enfermagem, que poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde, visando na promoção da saúde física e mental, assim como, para prevenção de lesões e desordens psíquicas dos profissionais de enfermagem.

Externa à Instituição - BARBARA BERNARDO RINALDO DA SILVA FIGUEIREDO - UFPE
Presidente - 4134429 - IRACEMA DA SILVA FRAZAO
Interna - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Interna - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA