Banca de DEFESA: ROBSON GOMES DOS SANTOS

DISCENTE: ROBSON GOMES DOS SANTOS
DATA : 29/12/2023
LOCAL: Plataforma Meet

Análise do padrão de consumo de álcool e outras drogas de estudantes de ensino superior do
nordeste brasileiro

consumo de álcool na faculdade; drogas ilícitas; estudantes; educação superior; enfermagem; educação em saúde.

O uso abusivo de álcool e outras drogas tem crescido de forma progressiva entre as diversas populações, especialmente entre os universitários. Esse consumo problemático se constitui um problema de saúde pública mundial com destacada contribuição dos determinantes sociais e condicionantes culturais, ético-legais, políticos, econômicos e tecnológicos, o que desperta a necessidade de averiguar os padrões de consumo de álcool e outras drogas e os fatores associados no contexto da educação superior. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados aos padrões de consumo de álcool e outras drogas de estudantes de cursos de nível superior de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 865 estudantes, maiores de 18 anos, matriculados na modalidade presencial dos cursos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Recife. Foi utilizado um instrumento com informações sociodemográficas, acadêmicas, comportamentos de risco, consumo de álcool e outras drogas e avaliação de saúde mental. Os dados foram organizados em uma planilha do software excel e analisados com o auxílio do sofwtare Stata. A análise ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial. A investigação dos fatores associados ao uso de álcool e/ou outras drogas foi realizada por meio de Regressão Logística Multinomial, pelo método stepwise. Foram verificadas as razões de chances, com seus respectivos intervalos de confiança, e o valor de p<0,05 foi considerado para fins de significância estatística. O uso de álcool, maconha e o uso simultâneo de ambas as drogas foi referido por 30,29%, 1,97%, 5,90% dos estudantes, respectivamente. Os fatores associados ao uso de álcool foram ter religião, classe social e ter atividade remunerada. A religião diminuiu as chances de ocorrência desse uso. Para o uso de maconha, os fatores associados foram ter tentado suicídio e ter atividade remunerada, ambas aumentaram substancialmente a chance do uso de maconha. Já para o uso simultâneo de ambas as drogas mostraram associação significativa ter reprovado no último semestre, ser da população LGBTQIA+, ter religião e ter sofrido violência sexual. A religião também diminuiu as chances de ocorrência desse uso. As demais variáveis aumentaram a chance do uso simultâneo de álcool e maconha. Conclui-se que o ingresso no ambiente universitário representa uma importante fase de transição na vida dos jovens, porém relaciona-se a fatores de risco que podem levá-los a se engajar em condutas que comprometam a sua saúde, como o aumento do consumo de álcool e/ou outras drogas, sejam elas lícitas ou não. Em suma, evidenciou-se uma prevalência expressiva de uso de álcool e outras drogas entre os universitários e que os fatores associados a esses usos são multideterminados e requerem de instituições de ensino, entidades estudantis e equipes de saúde ações oportunas por meio de estratégias de educação em saúde, voltadas para a promoção da saúde mental no contexto da educação superior.

Externo à Instituição - RODRIGO GARCIA-CERDE - UNIFESP
Externa ao Programa - 4448051 - CÂNDIDA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS - nullPresidente - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 15:46