Banca de DEFESA: THAYSE GOMES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYSE GOMES DE ALMEIDA
DATA : 07/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

EFETIVIDADE DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS NO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Reprodutiva; Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Enfermagem.


PÁGINAS: 177
RESUMO:

O termo adolescência é considerado como uma fase de transição da infância para a vida adulta, que ocorrem diversas alterações físicas, psíquicas, hormonais e comportamentais. Durante esse período, observa-se um aumento substancial das oportunidades para a manifestação de comportamentos vulneráveis, e uma das principais complicações reside na ausência de orientação, tanto no âmbito escolar quanto no seio familiar. O objetivo desta tese foi avaliar a efetividade da história em quadrinhos “Métodos contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” no conhecimento de adolescentes escolares sobre métodos contraceptivos. Estudo multimétodo, conduzido em duas etapas. Na primeira realizou-se estudo do tipo metodológico, destinado a construção e validação de um instrumento para mensurar o nível de conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos. Na segunda etapa, desenvolveu-se um estudo quase-experimental, para avaliar a efetividade da HQ “Métodos Contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” no conhecimento de
adolescentes sobre métodos contraceptivos. O estudo metodológico ocorreu entre o período de junho e agosto de 2023. A validação foi realizada por 24 juízes, profissionais da saúde que atuam junto a adolescentes e/ou planejamento reprodutivo, no âmbito da assistência, docência e pesquisa. Na validação, o instrumento obteve Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) de 0,88; 0,86; 0,93 para Clareza, Vocabulário e Relevância, respectivamente. Esta etapa ocorreu em ambiente virtual, com a utilização de e-mail e formulários do Google para a validação do conteúdo. O estudo quase-experimental, foi realizado com 62 adolescentes matriculados em
uma escola pública de Maceió. Para comparação das médias de conhecimento alcançadas nos quatro momentos de aplicação (pré-teste, pós-teste imediato, após 7 dias, após 15 dias), utilizou-se os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, dada a distribuição das variáveis de somatório. O escore de conhecimento no pré-teste foi de 8,33 (±2,42) pontos; no pós-teste imediato passou a ser 12,35 (±3,19); no após sete dias foi 12,21 (±3,02); e o de 15 dias após a intervenção, foi 12,15 (±3,02). Os escores de conhecimento nos períodos pré-teste e após a
intervenção foram estatisticamente distintos (p<0,001), tendo o maior escore médio ocorrido imediatamente a intervenção e o menor, anteriormente à intervenção. A HQ “Métodos Contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” foi efetiva no aumento do conhecimento de adolescentes escolares sobre métodos contraceptivos. Além disso, estimulou a participação ativa dos adolescentes no processo de aprendizagem. Essa abordagem sugere um potencial significativo para contribuir não apenas para a educação em saúde, mas, também, para a tomada de decisão segura. Assim, pode influenciar positivamente a prática dos enfermeiros que desempenham um papel crucial na educação em saúde, especialmente na prevenção de gravidez não planejada entre o público adolescente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Externa ao Programa - 2573210 - GABRIELA CUNHA SCHECHTMAN SETTE - nullExterna à Instituição - PRISCILA DE SOUZA AQUINO - UFC
Externa à Instituição - RUTH FRANÇA CIZINO DA TRINDADE - UFAL
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Presidente - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02