Banca de QUALIFICAÇÃO: KLÉBER RODRIGUES MENDES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLÉBER RODRIGUES MENDES SANTOS
DATA : 24/11/2023
LOCAL: Plataforma Meet

Tradução e adaptação transcultural da Health Literacy for School-Aged children (HLSAC) para a língua
portuguesa do Brasil.

Letramento em Saúde; Criança; Adolescente; Questionário.

O Letramento em Saúde tem importante papel para a promoção da saúde e com isso, é possível ser avaliado por vários tipos de instrumentos. Desde o ano de 1995 são descritas habilidades básicas de leitura, escrita e fatores especialmente importantes no âmbito da saúde, em que a participação dos pacientes no plano terapêutico é uma questão crítica para o sucesso do andamento dos tratamentos. Por outro lado, um grande número de pacientes não participa de forma efetiva do tratamento por não possuir tais habilidades necessárias e quando esses indivíduos utilizam os serviços de saúde, estão propensos a apresentar dificuldades adicionais devido ao tipo de leitura exigido nesse ambiente. O letramento em saúde pode ser referido como um constructo multidimensional para além da capacidade de leitura, escrita e interpretações de textos, incluí também o desenvolvimento para a tomada de decisões de forma coerente sobre informações de promoção à saúde, agravos e doenças. Quando é referido ao cuidado centrado na criança, é visto como uma questão de discussão no meio da enfermagem desde a década dos anos 60 e que juntamente com ela, trouxe a importância sobre as necessidades dos pacientes pediátricos. A pesquisa tem como objetivo principal validar a escala Health Literacy for School - Aged Children (HLSAC) após a tradução e adaptação transcultural para o uso no Brasil. O estudo será do tipo metodológico, com ênfase na tradução e adaptação transcultural da Health Literacy for School - Aged Children (HLSAC) para a língua portuguesa do Brasil, para obtenção da autorização da escala foi realizado contato com o autor principal, por e-mail. A autorização foi concedida. Como resultados esperados será de obter a adaptação e tradução transcultural da Escala para a aferição do Letramento em Saúde de crianças e adolescentes com boas propriedades psicométricas para aplicação na realidade brasileira. O projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo será realizado cumprindo as recomendações da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, que define os preceitos éticos na pesquisa envolvendo seres humanos. Entretanto, para amenizar os incômodos. O estudo tem como possíveis riscos para as crianças e adolescentes a possibilidade de ocorrer o constrangimento dos participantes, invasão de privacidade. tomadas as seguintes precauções: explicação prévia dos procedimentos de coleta dos dados, garantia do sigilo em relação às suas respostas, a seleção de um lugar seguro e silencioso para a coleta dos dados, garantia de liberdade de escolha dos participantes não responderem questões que sejam incômodas, interrupção da coleta de dados imediatamente caso o participante se sinta desconfortável.

Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externo ao Programa - 3631546 - MILTON CEZAR COMPAGNON - nullInterna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 11:23