Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA LUIZA DE ACIOLY RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA LUIZA DE ACIOLY RODRIGUES
DATA : 02/10/2023
LOCAL: PPGENFERMAGEM

Efetividade de um E-Book sobre Prevenção se Doenças Cardiovasculares no Conhecimento de Professores de Escolas Prisionais Femininas

doenças cardiovasculares; Escola Prisionais; prisões; tecnologia educacional; educação continuada; educação em saúde; enfermagem.

Introdução: As doenças cardiovasculares estão entre as doenças crônicas não transmissíveis que mais acometem mulheres e são a principal causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. Representam uma realidade nas unidades prisionais, nas quais as mulheres privadas de liberdade estão entre os grupos mais acometidos pelos fatores de risco cardiovasculares. O desenvolvimento de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares direcionado para professores de escolas prisionais femininas, poderá facilitar o processo de multiplicação de conhecimento destes para as mulheres encarceradas e estimular a adoção de práticas saudáveis no âmbito da saúde cardiovascular. Objetivo: Avaliar a efetividade de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares no conhecimento de professores de escolas prisionais femininas. Método: Trata-se de um estudo multimétodo, constituído por estudos metodológicos e um do tipo quase- experimental para o desenvolvimento e avaliação de um e-book sobre medidas preventivas para a doença cardiovascular direcionado a professores de escolas prisionais femininas. Este estudo será desenvolvido em três etapas. A etapa 1 consistirá no desenvolvimento e avaliação de um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares; a etapa 2 na construção e validação de um instrumento para mensurar o conhecimento de professores de escolas prisionais femininas sobre prevenção de doenças cardiovasculares; e a etapa 3 na condução de um estudo quase-experimental que avaliará a efetividade do e-book no conhecimento dos professores de escolas prisionais femininas sobre prevenção de doenças cardiovasculares antes e depois de sua utilização. Para análise dos dados dos estudos metodológicos, na validação do conteúdo do e-book, serão calculados o IVC e IVA, nos quais os valores de 80% e 0,80, respectivamente, serão o mínimo aceitável. Na avaliação semântica do e-book, será calculado o IVS, que será adequado o item com resultado maior ou igual a 80%. Na validação do conteúdo do instrumento de mensuração de conhecimentos, será calculado o IVC para os itens que serão válidos se resultado maior ou igual a 80%. Para análise dos dados do estudo quase- experimental, será utilizado o programa SPSS e realizados testes estatísticos. Para todos os valores de padotar-se-á nível de significância de 5%. Resultados Esperados: Produzir um e-book sobre prevenção de doenças cardiovasculares para professores de escolas prisionais femininas com efetividade mensurada sobre a sua aplicabilidade, de forma a contribuir com o processo de educação continuada destes que são considerados importantes agentes de multiplicação de conhecimentos para promoção da saúde das mulheres privadas de liberdade. Espera-se, também, auxiliar enfermeiros que atuam dentro do sistema prisional a realizarem educação continuada junto aos professores, fortalecer promoção da saúde e reduzir os fatores de risco para as doenças cardiovasculares que são modificáveis e podem ser aprendidos. Aspectos éticos: A pesquisa obedecerá aos preceitos éticos definidos pela Resolução no 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e seu início ocorrerá mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro em  Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco-CEP/ UFPE. A coleta de dados com os juízes e público-alvo ocorrerá mediante o aceite da carta convite, orientação e assinatura do TCLE após a leitura.

Interna - 2781358 - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO
Externa à Instituição - CLAUDINALLE FARIAS QUEIROZ DE SOUZA - UPE
Presidente - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE