Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA PIRES MOURA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA PIRES MOURA BARBOSA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Plataforma Meet

Efeito do álbum seriado “Papo reto: Sífilis” no conhecimento de jovens e adultos escolares

Educação em Saúde, Educação Escolar, Tecnologia Educacional, Sífilis, Enfermagem.

Objetivo: avaliar o efeito do álbum seriado sobre sífilis no conhecimento dos escolares. Método: o presente estudo será realizado em duas etapas. A primeira será um estudo metodológico, que consistirá na construção, a partir da Nursing Outcomes Classification, e validação do intrumento para avaliar o conhecimento dos escolares antes e depois da intervenção com o álbum seriado “Papo reto: Sífilis”. Essa etapa será realizada de forma virtual, sua população será de 6 a 20 juízes, seus dados serão coletados mediante questionário para validação do instrumento e analisados segundo o Índice de Validade de Conteúdo, adotando-se concordância mínima de 0,8. A segunda etapa será um estudo quase experimental que verificará o efeito do álbum seriado no conhecimento de escolares de ambos os sexos acerca da sífilis. A mesma será realizada nas escolas estaduais no município de Recife, Pernambuco, Brasil, que ofertem turmas de Educação de Jovens e Adultos. A população dessa etapa será de 78 escolares, para a coleta dos dados será utilizado o instrumento validado para avaliação do conhecimento dos escolares antes e após a intervenção do álbum seriado “Papo reto: Sífilis”. Os dados da segunda etapa serão inseridos no Epi Info 3.5.2 e analisados pelo programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 20, a partir do Teste de McNemar. Os dados serão apresentados sob a forma de tabelas. O presente estudo é a continuação da dissertação de mestrado que consistiu no aprimoramento e validação do álbum seriado “Papo reto: Sífilis”. Resultado esperado: Espera-se cooperar com a aquisição do conhecimento dos escolares acerca da sífilis e suas repercussões, tornando-os conscientes de suas responsabilidades no exercício de sua sexualidade e em suas relações sexuais.

Externa ao Programa - 2460932 - ANA CATARINA TORRES DE LACERDA - nullPresidente - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa à Instituição - LIVIA DE ALMEIDA LIRA FALCAO - UNICAP
Interna - 2504602 - VILMA COSTA DE MACEDO