Banca de QUALIFICAÇÃO: HALLANA LAISA DE LIMA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALLANA LAISA DE LIMA DANTAS
DATA : 04/09/2023
LOCAL: Plataforma Meet

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM “SAÚDE NA ESCOLA”: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Serviço de Saúde Escolar; Enfermagem Escolar; Estudo Metodológico; Tecnologia Educacional.

Introdução: Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um curso na modalidade de Educação à Distância mediado por Tecnologia da Informação e Comunicação voltado para o aperfeiçoamento de enfermeiros(as) que atuam na área de saúde na escola. O curso autoinstrucional proposto é uma resposta à carência de recursos e tecnologias que orientem e qualifiquem os enfermeiros na área de saúde escolar. Por meio da pesquisa científica em enfermagem, a proposta visa fornecer uma base teórico-prática que respalde um novo modo de atuação dos enfermeiros escolares no nordeste e no Brasil, capacitando-os para uma atuação mais abrangente e interdisciplinar na saúde escolar. A pergunta de pesquisa que orienta o estudo é: um curso autoinstrucional é válido para o aperfeiçoamento profissional do enfermeiro(a) na atuação em saúde na escola? Objetivo: Analisar o desenvolvimento e avaliação de um curso de aperfeiçoamento de enfermeiros(as) para atuação em saúde na escola. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico para o desenvolvimento de um curso de capacitação em enfermagem escolar. Neste estudo serão desenvolvidas três das cinco etapas do modelo genérico ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation) primando pela qualidade do recurso didático a ser desenvolvido. Este modelo é amplamente utilizado na área de educação por meio de uma estrutura sistemática para modelagem de ferramentas instrucionais, constituindo a base da configuração do curso proposto. A fase de Análise consiste em entender o problema e demandas educacionais, que estará apoiada em revisão bibliográfica e grupo focal. A fase de Design, será elaborado o curso de aperfeiçoamento em seus aspectos didático-pedagógicos e apresentação virtual, respaldada nos referenciais da Teoria das Competências de Perrenoud. A fase de Development corresponde ao processo de Validação e Avaliação por meio da técnica de Grupo Nominal e materialização do protótipo da tecnologia. Resultados Esperados: Disponibilizar um curso de autoinstruncional de atualização e aperfeiçoamento de enfermeiros para atuar no cenário da saúde do escolar articulando teoria e prática com uma perspectiva de interdisciplinaridade.

Externa à Instituição - AIDA MARIS PERES - UFPA
Externa ao Programa - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO - nullInterna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Externa ao Programa - 2573210 - GABRIELA CUNHA SCHECHTMAN SETTE - null