Banca de DEFESA: CANDIDA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CANDIDA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 30/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Intervenção Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Toque terapêutico. Reiki. Estudantes de Enfermagem. Ansiedade. Educação em saúde. Enfermagem


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A ansiedade é verificada entre universitários, cujos fatores que a geram, podem estar relacionados à competividade, uma formação específica na vida profissional e uma má adaptação acadêmica. Logo, as instituições de ensino superior devem elaborar estratégias de educação e promoção à saúde aos estudantes e demais pessoas que nela  transitam. Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar o efeito da intervenção Reiki na ansiedade e na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. Foi realizado um estudo quase-experimental cuja investigação se deu por meio da avaliação das médias dos escores de ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem, antes e após sessões de Reiki. Os participantes receberam quatro sessões de Reiki pela pesquisadora principal que tem formação na intervenção Reiki. Para a coleta de dados foram utilizados, na primeira e quarta sessão, os instrumentos: Questionário com dados clínicos, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, e o Questionário de Vivência Acadêmica. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e inferencial. A comparação da média da redução ou ganho dos escores entre os diversos perfis do aluno foi pelo teste t de Student para amostras independentes e o teste da ANOVA, a depender do número de categorias comparadas. Para a avaliação do efeito do Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica foi aplicado o teste t de Student para amostras pareadas na comparação da média. Adotando um p valor de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob o número: 40250620.0.0000.5208. Participaram da pesquisa 54 estudantes de enfermagem, com predominância de mulheres 81,5%, média de idade de 23 anos 48,1%, não exerciam função remunerada 85,2%, não necessitaram sair de casa 68,5% e residiam com seus familiares 52,9%. A maioria sem acompanhamento psiquiátrico 70,4% ou psicológico 55,6% e não utilizavam medicação para dormir 68,5%. Em relação ao sexo masculino p-valor 0,016 e não estar em acompanhamento psiquiátrico p-valor 0,016 contribuiu, na redução da média da ansiedade-estado. Para o perfil acadêmico o teste de comparação de média foi significativo apenas para o estudante que veio transferido de outra instituição de ensino com redução do escore da média da ansiedade-traço/estado. Após a aplicação das sessões de Reiki os estudantes apresentaram uma redução significativa nos escores de ansiedade-traço/estado após a primeira e quarta sessões. E ao analisar o efeito do Reiki em relação a adaptação acadêmica houve um aumento estatisticamente significante após a intervenção nos domínios Pessoal, Estudo e Carreira, assim como, no escore
total da vivência durante a execução da intervenção. Assim, o estudo confirma o uso da terapia Reiki para redução na ansiedade e aumento na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA - UFMA
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 4134429 - IRACEMA DA SILVA FRAZAO
Interna - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Externa ao Programa - 1607666 - ROGELIA HERCULANO PINTO - nullInterna - 2483506 - SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS MORAIS
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 08:19
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